About me


Sou carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Tecnicamente pertenço à Geração  X mas sinto-me mais próximo da Geração Y, ou até mesmo da Geração C, de Conectado.

Sou formado em Matemática com especialização em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-graduado pela Faculdade de Economia e Administração da própria Universidade, além de pós no IBMEC-RJ e também na Fundação Dom Cabral, de Belo Horizonte/Nova Lima.

Trabalho na IBM há 20 anos dos quais 18 na área de Software, mais especificamente em Soluções de Colaboração. Nos últimos anos,  especializei-me em Portais e em Redes Sociais.

Participei de projetos na área de Colaboração em clientes das mais variadas indústrias e portes como, por exemplo, Petrobras, Vale, Embratel, Oi, Furnas, BNDES e SICOOB. Em todos eles tive a oportunidade de participar de equipes multidisciplinares e tive o previlégio de trabalhar com profissionais do mais alto nível, tanto técnicos quanto executivos.

Blogueiro desde 2007, atualmente dedico o Explora! a discutir temas relacionados com Social Business e Cloud.

Sou líder para a América Latina para projetos envolvendo Portais, Colaboração e Redes Sociais.

Sou um entusiasta das Redes Sociais e, como tal, um evangelizador da área.

Como carioca, procuro engajar-me em iniciativas de valorização da cidade e de sua cultura. Acompanho de perto a transformação pela qual a cidade vem passando em função da realização na cidade da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

Posso ser encontrado pelos emails:

flaviofigueiredomendes@gmail.com

ou

fmendes@br.ibm.com


Socialize-se!

___________________________________________________________________________________
The postings on this site are my own and don't necessarily represent IBM's positions, strategies or opinions.

As publicações neste blog são de minha inteira responsabilidade e não representam, necessariamente, posições, estratégias ou opiniões da IBM.