terça-feira, 5 de novembro de 2013

IBM Internal Crowdfunding, explorando novas fronteiras de colaboração e inovação


Que tal permitir que funcionários de sua empresa possam financiar projetos sugeridos por colegas de trabalho? Que tal suportar estes projetos, incentivando a inovação e maior colaboração interna? Ao mesmo tempo em que sites de Crowdfunding proliferam na Internet, nenhuma experiência havia sido feita usando como base a Intranet de uma empresa, ou seu público interno. A IBM Research resolveu explorar esta nova fronteira e obteve resultados muito interessantes.

Como funciona um site típico de Crowdfunding?

Um site de Crowdfunding tem como componente principal uma "Proposta" que, tipicamente, deve conter, pelo menos:

  1. Um detalhamento do projeto para o qual se deseja algum tipo de suporte,
  2. A ajuda necessária, que pode ser financeira, técnica, comercial ou de qualquer outra forma,
  3. Em quanto tempo é necessário obter 
  4. Elementos que convençam potenciais investidores a aplicar no projeto, como experiência do requerente, parceiros envolvidos no projeto, estudos de mercado, etc,
  5. Quais serão os benefícios para os investidores, caso o projeto tenha sucesso. 
Na maior parte dos casos a ajuda solicitada é financeira e o requerente especifica a quantia necessária. Se, durante o período em que a chamada estiver aberta, a quantia for alcançada, ela é direcionada para o requerente que passa a ter os fundos necessários para desenvolver o projeto. Caso o mesmo atinja os resultados esperados, os benefícios são, então, revertidos para os investidores.

Existem inúmeros sites dedicados a Crowdfunding. Dentre os mais famosos estão o Kickstarter, o Indiegogo e o RocketHub. Cada um deles tem regras próprias para a submissão de projetos, bem como cobram algum tipo de participação que, normalmente, gira em torno de um determinado percentual das doações realizadas.


Os sites de Crowdfunding tem sido grandes incentivadores de inovação, uma vez que viabilizam projetos que, em condições normais, poderiam nunca sair do papel. Apesar de recentes, vem movimentando milhões de dólares a cada ano. O Kickstarter, por exemplo, já levantou mais de US$ 200 milhões para financiar mais de 61 mil projetos.

Intranet Crowdfunding 

As iniciativas de Crowdfunding são normalmente realizadas no mundo livre da Internet e não estão associadas a nenhuma empresa em especial. Os requerentes e os investidores, na maioria das ocasiões, nem mesmo se conhecem e tem contato mínimo durante o processo de levantamento dos fundos e de desenvolvimento do projeto.

Um grupo de pesquisadores da IBM decidiu investigar de que forma uma iniciativa deste tipo poderia ser utilizada do lado de dentro do firewall de uma empresa. O projeto, batizado de "1x5" foi realizado durante um período de 35 dias. Para isso foi desenvolvida, dentro da Intranet da IBM, uma aplicação onde projetos poderiam ser apresentados e investimentos realizados. Exatamente nos mesmos moldes que os sites tradicionais de Crowdfunding. O desafio era grande pois não existem muitos registros desta modalidade de levantamento de fundos para projetos em uma Intranet.

Um dos vice presidentes da IBM Research concordou em oferecer US$ 100,00 para cada um dos 511 funcionários da sua organização. Ou seja, o investimento seria totalmente financiado pela IBM, principal beneficiária dos projetos vencedores. Cada um poderia investir os cem dólares da forma que quisesse. Só havia uma restrição, não era permitido investir no seu próprio projeto. Da mesma forma que nos sites tradicionais, os requerentes poderiam oferecer benefícios para os investidores, como uso prioritário da solução, acesso direto ao desenvolvimento, etc.

Durante os 35 dias, 311 funcionários participaram ativamente. Foram propostos 34 projetos com um investimento necessário total de US$ 101,600. Destes, dezenove projetos receberam os investimentos necessários. Interessante notar que o índice de propostas que recebeu os fundos necessários correspondem a 56% do total de projetos, número maior do que os 43,89% do Kickstarter. Os participantes concordaram em empenhar US$ 22,500 nos 34 projetos.

No entanto, uma regra comum a qualquer site de Crowdfunding diz que os recursos somente são transferidos para o requerente caso o projeto alcance pelo menos os 100% solicitados. Desta forma, apenas 19 projetos atingiram este requisito e receberam US$ 15,800.

Algumas conclusões do projeto:

  1. A experiência mostrou que houve participação ativa dos funcionários, não apenas do departamento de pesquisa, mas também de outras áreas
  2. Funcionários apresentaram projetos em diversas áreas como equipamentos e ferramentas para desenvolvimento de software
  3. A participação foi mais alta do que em algumas outras formas de Social Media e bem distribuida entre diferentes níveis da hierarquia da empresa
  4. Um dos motivos do sucesso da iniciativa foi abrir para os funcionários um novo canal para suporte a projetos, por fora da organização financeira tradicional
  5. Foi um excelente estímulo a inovação, ao permitir que funcionários pudessem buscar suporte para novos projetos.
Definitivamente esta é uma área que necessita de muito estudo e pesquisa. Os resultados do Crowdfunding na Internet são promissores. Dentro de uma empresa, é uma grande e nova fronteira para ser desbravada. Os benefícios para ambas as partes começam a aparecer e ficar mais claros.

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