sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Ginni Rometty, CEO da IBM, em entrevista para a Fortune, sobre Social, Watson e Pesquisa

Ginni Rometty, CEO da IBM, é definitivamente uma pessoa inspiradora. Em recente entrevista para a Fortune, ela aborda os mais variados temas e compartilha uma visão de futuro bastante ambiciosa. Em uma conversa de vinte minutos ela fala sobre Social, Watson e Pesquisa. Alguns dos pontos mencionados:
  1. Nunca defina sua empresa com base em um produto. Em um mundo cada vez mais globalizado e com mudanças constantes, produtos tornam-se obsoletos da noite para o dia. Além disso, a empresa ainda pode se desconectar das principais tendências do mercado. Isso vale tanto para novos produtos como para novos modelos de negócio.
  2. Pense em Inovação 24 horas por dia. Nosso pensamento tem como característica principal ser linear. Ou seja, esperamos pelo iPad 4, depois pelo 5, pelo 6 e por aí vai. A inovação quebra este circulo. Mas inovar exige esforço, demanda pensar "fora da caixa". Ela faz um comentário interessante sobre Pesquisa & Desenvolvimento. Na maioria das empresas P&D é tratado como uma coisa única. Em sua visão, são coisas distintas e, mais importante, assim devem ser tratadas. "Pesquisa" está relacionada com inovação, com novas tecnologias, produtos e serviços. "Desenvolvimento" tem a ver com evolução, novas versões, melhorias.
  3. Ela menciona a necessidade de acompanhar o mundo externo, sempre olhando para fora da empresa e como que frequentando "5 avenidas":

    1. Pesquisa e Desenvolvimento - valendo a observação acima.
    2. Universidades - Um novo mundo surge a cada dia em instituições em todo o mundo.
    3. Clientes - Contaco constante com seus clientes, discussões sobre melhorias, novos produtos e serviços
    4. Venture Capital - Trata-se de uma rede vibrante, repleta de inovação.
    5. Social - Com foco no mundo corporativo. Na IBM fazemos HackDays, Jams e outras iniciativas sociais que geram novas idéias que, no final do dia, transformam-se em benefício para a empresa, para os clientes e para a sociedade.
  4. Seja Curioso - É preciso incentivar a curiosidade nos colaboradores da empresa. É esta característica que colabora de forma direta para a inovação. Sempre precisamos nos perguntar, com relação a empresa, o que deve perdurar e o que deve mudar. É o grande desafio de pensar no longo prazo e no curto prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário