quarta-feira, 14 de agosto de 2013

China, o início da jornada


Hoje inicio uma jornada de quatro semanas como membro do IBM Corporate Services Corps (CSC), na China. O programa, desenhado pela IBM, foi lançado em 2008 com três objetivos principais:
  1. Oferecer um treinamento de alta qualidade em liderança
  2. Proporcionar uma experiência única a profissionais da IBM
  3. Suportar o desenvolvimento de organizações e empresas em mercados emergentes
Durante as próximas semanas minha cidade base será Yin Chuan, no norte da China. Por que a China? Somos frequentemente expostos a notícias e reportagens que nos mostram o forte crescimento de sua economia e a profunda transfrormação pela qual sua sociedade está passando. Todos sabemos que estamos falando de uma potencia com mais de um bilhão e trezentos milhões de habitantes. Vejam mais alguns detalhes:
  1. Apenas para se ter uma noção, se tomarmos 25% da parcela da população com maior coeficiente intelectual, já estamos falando de um contingente maior do que a população total da europa ocidental.
  2. Em breve, a China será o país com maior número de pessoas falando inglês em todo o mundo
  3. Existem atualmente mais de 300.000 milionários na China
  4. A China vem fazendo investimentos pesados em infraestrutura em todo o país, como estradas, aeroportos modernos e uma rede de trem bala ligando as principais cidades. Atualmente, possui a maior malha ferroviária de alta velocidade do mundo, com mais de 9 mil quilômetros em operação.

Yin Chuan


A China é dividida em 22 províncias (considera Taiwan como a vigésima-terceira), 5 regiões autônomas, 4 municípios (Pequin, Xangai, Tianjin e Chongqung) e 2 regiões administrativas especiais (Hong Kong e Macau). As regiões autônomas tem como principal característica ser administradas por minorias.


A cidade de Yin Chuan é capital da região autônoma de Ningxia, e fica ao norte da China, próxima a fronteira ocidental da Grande Muralha da China. Aproximadamente 2 milhões de pessoas vivem na cidade. A economia da cidade baseia-se fundamentalmente no cultivo de trigo, arroz, maça e da fruta wolfberry, conhecida na China como Goji. O estado é o principal produtor da fruta no país, largamente consumida em diversos outros países.

A principal atividade que desenvolverei será junto a uma empresa local que produz trabalha com a fruta Wolfberry (localmente conhecida como Goji), a Ningxia Wolfberry Biological and Food Engineering Co, Ltd.


Nesse momento, estou a caminho de Beijing, mais precidamente no aeroporto de Dubai, aguardando a conexão. Para não ser diferente, conexão wi-fi gratuita e de alta qualidade.

Para completar o primeiro post da série:

Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar!  
(Dalai Lama)

Nenhum comentário:

Postar um comentário