quinta-feira, 15 de agosto de 2013

China, o início da jornada, parte 2


A estrada é realmente longa, quero dizer, bem longa. O vôo, pela Emirates, é muito bom. Do Rio até Dubai são 14 horas. Depois, uma escala de 5 horas no aeroporto de Dubai, que mais parece um moderníssimo shopping center, aberto 24 horas por dia. Finalmente, mais uma "perna" de 7 horas. Escrevo este post voando de Dubai para Beijing, a 10 mil metros de altura, utilizando o acesso a internet via satélite disponível no avião. O A-380 double deck é uma joia da aviação. O upper level vale cada segundo. Conforto, serviço e espaço para trabalhar ou navegar pela Internet. Em uma viagem longa, ajuda a minimizar o jet lag.

Complementando o primeiro post, compartilho algumas das minhas expectativas para as próximas semanas:
  1. Acredito que o maior desafio será cultural. A história da China é extremamente rica e bem diferente das civilizações ocidentais. Ela possui tradições fortes, cultivadas durante gerações. Particularmente estou otimista e acredito que tenha flexibilidade suficiente, mas é algo que me deixa ansioso. 

  2. A língua também pode ser um obstáculo mas tradutores ajudarão a minimizar este problema. No vôo do Rio para Dubai me sentei ao lado de um chinês e conversamos bastante. Mas definitivamente não é um inglês que tem o accent com que estamos acostumados. Será um desafio, até acostumar o ouvido.

  3. A comida será outro desafio. Não tenho grandes restrições, mas sabemos que os temperos e gostos são distintos. Em uma viagem de uma semana pode não fazer diferença, mas em um mês a história é diferente.

  4. Como serão as redes sociais na China? Sabemos que existem restrições ao acesso às redes que normalmente usamos, como Facebook, Twitter e YouTube. Sabemos também que existem outras, equivalentes, e tão grandes como as que usamos.

  5. Será que conseguirei ter acesso aos sites que normalmente uso para obter notícias?

  6. Qual será a melhor forma para se comunicar com o Brasil? Aparentemente, telefone é uma opção viável, mas cara. Consigo me virar com o IBM Sametime Unified Telephony (SUT)? E soluções não seguras como o Skype?
Acredito que eu tenha flexibilidade suficiente para fazer com que esta jornada seja realmente rica, tanto para minha formação pessoal quanto profissional. Respeito às tradições e a cultura, transparência, honestidade e um interesse genuino pelos desafios que virão pela frente irão ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário