terça-feira, 29 de janeiro de 2013

IBM Connect 2013, 28 de Janeiro


20 anos de Colaboração, uma comunidade fortalecida e um cenário totalmente renovado. No início, o foco principal também era o usuário final, porém com um forte viés tecnológico. Hoje, o discurso está muito mais próximo das unidades de negócio das empresas como Comunicações, Marketing, Vendas e Recursos Humanos. O público cresceu, o interesse aumentou e o resultado é um evento com cara e  personagens novos. O IBM Connect 2013, novo nome para a conhecida Lotusphere teve seu primeiro dia aberto ao público em geral hoje (ontem foi um dia dedicado aos Parceiros de Negócio da IBM, peça fundamental neste novo ecosistema). Ao completar 20 anos, o evento chega a sua maturidade, abrindo novos horizontes.

Pontualmente as 8 da manhã, quando milhares de Clientes, Parceiros de Negócio e IBMistas já se aglomeravam no salão principal do Walt Disney World Dolphin Hotel, a banda novaiorquina de rock alternativo They Might be Giants deu o pontapé inicial para o evento. O host, Alistair Rennie, Gerente Geral de Social Business, depois das saudações ao público, chamou ao palco o keynote speaker Joseph Gordon Levitt, famoso artista norteamericano que se destacou na década de noventa com um papel em "3rd rock from the sun" e mais recentemente atuou em filmes como "Batman, o Cavaleiro das trevas ressurge" e "A origem". Ele apresentou seu projeto, o HitRECOrd, onde membros da comunidade trabalham de forma colaborativa no processo de criação de mídia e mostrou uma das suas criações, o curta The Man with a Turnip for a Head. Uma aplicação prática e bastante interessante dos conceitos de Social Business e, mais importante, uma mostra clara de que o que estava por vir definitivamente afastava-se de tecnologia e aproximava-se de outras áreas.

Smarter Workforce

Alistair Rennie prosseguiu com sua apresentação de abertura e abordou um tema completamente novo para o evento, o gerenciamento de talentos. Será que conhecemos os talentos que existem em nossas empresas? Muitas vezes eles estão ao nosso lado, cruzamos com eles quase que diariamente, mas não os conhecemos e, consequentemente, poucas vezes fazemos com que todo seu potencial seja colocado a disposição da empresa. Já falamos sobre este tema aqui, no post Weak Links - O valor social dos elos fracos.

Em 2012, a IBM adquiriu a empresa Kenexa, líder mundial em soluções para Recursos Humanos, oferecendo suporte desde a busca por profissionais no mercado até o processo de contratação, gerenciamento de carreira e retenção de talentos. A integração das soluções da Kenexa com o IBM Connections oferece uma solução completa e abrangente que fortalece sua força de trabalho, criando uma Smarter Workforce, com ganhos significativos de produtividade e satisfação.

Sandy Carter, Vice-presidente de Social Business, juntou-se a Alistair Rennie para apresentar a Plataforma de Social Business da IBM, composta por:
  1. Social Networking
  2. Social Content
  3. Social Analytics
  4. Social Integration
Mais do que um produto, a idéia é que a IBM oferece uma Plataforma de Social Business, ou seja, um conjunto de soluções integradas. São produtos que cuidam da criação de uma Rede Social Corporativa e que vão além, oferecendo Enterprise Content Management, análise de redes sociais e, importante, integração com outros sistemas legados.

Apresentaram então uma série de novas tecnologias (sim, falamos bastante sobre tecnologia também) como o IBM Notes 9 Social Edition, o IBM Docs, o IBM Connections Next e muito mais. Todos os produtos estão passando por um processo de integração. No Notes 9, por exemplo, o IBM Connections estará totalmente integrado, como mostrado por Luis Benitez.

Adoção

A implementação de uma rede social corporativa é um projeto que vai bem além de tecnologia, como já vimos em Redes Sociais e o Fator Humano. Conceitos como Cultura, Change Management e Inovação devem ser tratados da forma adequada para que o projeto seja um sucesso e alcance seus objetivos. Para ajudar os Clientes neste processo, a IBM anunciou novos serviços:
  1. Social Business Adoption Model
  2. Social Business Exhibition
  3. Customer Council and Adoption Strategies
Para exemplificar projetos de sucesso, Allistair convidou ao palco Gerd Friedrich, da Bosch. Seu desafio? Colaboração, comunicação e inovação integrando profissionais localizados em países e continentes diferentes. Para acompanhar o rítmo do mercado e manter sua liderança, a Bosch investiu na criação de uma Rede Social Corporativa. O projeto começou com 26 casos de uso, envolvendo cerca de 7 mil funcionários e, atualmente, alcança toda a empresa, Um dos principais resultados foi abrir o processo de inovação, antigamente isolado nos laboratórios de pesquisa. Ele citou como fator chave para o sucesso do projeto o "gerenciamento de comunidades" de forma bastante ativa. Além disso, reforçou a mensagem de que Gerência de Mudança é algo fundamental e que, de forma alguma, deve-se relevar o peso da inércia corporativa.

Gerd Friedrich, da Bosch, em sua apresentação
Em seguida, convidou Jeff Bowman, Global eBusiness Manager da Caterpillar, para compartilhar com o público seu projeto que integrou a empresa com seus clientes em uma solução online colaborativa. Seu objetivo final era o de aumentar a lealdade dos seus clientes, fazendo com que Gerentes de Conta Virtuais estivessem próximos deles, o tempo todo. Mais um caso de uso diretamente relacionado com objetivos de negócio.

Alistair Rennie, IBM General Manager, Social Business
Reshape the workforce of the future

A última parte da abertura foi dedicada a Kenexa. Rudy Karsan, co-fundador , CEO e Chairman da empresa apresentou os principais objetivos e atributos da empresa. Uma smarter workforce, segundo ele, começa em cada um de nós, o "computador mais poderoso do mundo". Mas como saber se sua força de trabalho já pode ser considerada "smarter"? E como, em caso negativo, trabalhar para que ela se transforme em uma? Precisamos estar prontos para:
  1. Identificar talentos
  2. Oferecer um aprendizado contínuo e
  3. Reter talentos
Com a Kenexa é possível desenvolver estratégias completas de desenvolvimento de força de trabalho, cuidando de cada passo do profissional na empresa, mesmo antes de sua contratação. A idéia é que uma complexa solução tecnológica suporte todo esse processo, garantindo confiabilidade, segurança e agilidade. O objetivo final é alcançar resultados de negócio melhores, crescer e conquistar novos mercados (mais informações clicando aqui). Aguardem para breve um post dedicado especialmente a Kenexa, com mais detalhes.

Notas finais

A sessão de abertura durou aproximadamente duas horas. Os principais temas aborados foram Smarter Commerce, Smater Workforce, Social Business e Cloud. Definitivamente a abordagem mudou e foi muito bem recebida. Os feedbacks que recebi durante o dia foram extremamente positivos. Nota-se claramente uma estratégia muito bem desenhada que, ao mesmo tempo em que utiliza toda a bagagem desenvolvida nos últimos 20 anos, abre espaço para novas frentes, novas oportunidades.

O IBM Connect 2013 nasce como o maior evento do gênero no mundo e nos convida a refletir. Qual é nosso papel neste novo ambiente? Como podemos atuar como "Agentes de Mudança"? Como contribuir para o crescimento de nossas empresas e para nosso desenvolvimento? Estas são algumas perguntas e um call to actin.

Alguns registros do primeiro dia:

Sandy Carter e eu, antes da abertura do evento
Momentos antes do início do evento
Alistair Rennie e Sandy Carter

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