terça-feira, 13 de novembro de 2012

"Social Student", redes sociais na educação



O poder de transformação das Redes Sociais é um tema amplamente discutido. No cenário político,  movimentos iniciados nas redes sociais, como a Primavera Árabe, são uma prova viva do seu alcance e influência. No comércio também vemos a presença forte das redes sociais, alterando e influenciando decisões de compra. Qual empresa, hoje, ousa não ter uma presença em mídias sociais?

Um dos aspectos mais interessantes das redes sociais, e que vem ganhando cada vez mais espaço, está relacionado com a "educação". O uso de blogs, wikis, fórums e comunidades para fins educacionais pode acelerar e ampliar em muito os resultados obtidos, obviamente desde que acompanhados de conteúdo de qualidade e sob a liderança e coordenação de profissionais com boa formação. Colégios, universidades e empresas tem se lançado nesta jornada, buscando conciliar tecnologia e metodologia com o objetivo final de "educar". Um exemplo muito interessante deste esforço é o Social Student. O site oferece, de forma integrada, uma rede social com foco em educação.

A proposta do Social Student é ser uma comunidade online para instituições educacionais (e de outras áreas, também) que mostra, na prática, como o IBM Connections pode beneficiar uma empresa servindo de base para um Ambiente Social de Educação.


De forma clara e intuitiva, ele apresenta um roteiro para o estudante. Logo de início, por exemplo, ele pode conhecer os objetivos do ambiente e entender a dinâmica da rede. Já neste momento é possível utilizar os recursos sociais do site, tendo acesso a comentários e dicas de outros participantes, e começar a montar sua rede de contatos. Com as "atividades", ele pode planejar e acompanhar a evolução de projetos que contribuem para seu aprendizado. O módulo de "arquivos" permite o compartilhamento de material acadêmico de forma estruturada.

O SocialStudent é composto por 7 partes:

  1. Welcome - Página principal, de onde se pode navegar para cada uma das unidades.
  2. Enquiry - Módulo que oferece informações genéricas sobre o programa.
  3. On-boarding - Uma vez que você já esteja pronto para inscrever-se, é neste módulo que se tem acesso a um roteiro inicial.
  4. Learning - Principal módulo do site, onde podem ser encontrados todos os recursos acadêmicos para suportar o processo de educação
  5. Social Life - Centro social, onde os participantes podem interagir com outros membros da rede, participar de comunicades e compartilhar experiências
  6. Manage My Study - É o centro administrativo do site e permite a seus participantes gerenciar seu relacionamento com o SocialStudent
  7. Graduate - Módulo que oferece informações e suporte para a vida após a conclusão do curso.

O projeto foi desenvolvido pela empresa Above and Beyond Concepts Ltd, um parceiro IBM categoria Premier da África do Sul, e Simon Vaughan, um consultor em Social Business e IBM Collaboration Champion e teve como objetivo utilizar o IBM Connections como a plataforma para ampliar a gestão do ciclo de vida acadêmico de estudantes em uma instituição acadêmica.

Diversas empresas com que já trabalhei possuem Universidades Corporativas, muitas delas misturando conceitos tradicionais como aulas presenciais, com tecnologias mais avançadas permitindo o ensino remoto. A inclusão de uma camada adicional, explorando os conceitos de redes sociais corporativas, pode colaborar para que o novo funcionário tenha uma experiência educacional mais rica e, principalmente, pode auxiliar em sua integração com o restante da empresa, ao abrir um novo canal de comunicação. Além disso, vai formar profissionais mais preparados para usufruir dos benefícios de uma rede social corporativa, com uma visão clara de que a colaboração social pode ajudar no desenvolvimento da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário