quinta-feira, 30 de agosto de 2012

FecomercioSP discute a formação de capital humano

Um dos temas mais importantes e discutidos atualmente no Brasil está relacionado com a qualidade da mão de obra. E todos sabemos da importância de uma boa formação acadêmica para que o mercado tenha os profissionais com o nível necessário de qualificação. Este é um dos nossos grandes desafios e mobiliza tanto o governo quanto entidades não-governamentais. 

O "Conselho de Criatividade e inovação" da FecomercioSP realizará no dia 4 de setembro um debate para discutir este tema. Fui convidado para participar apresentando como as Redes Sociais Corporativas podem ajudar no desenvolvimento profissional e, consequentemente, fomentar inovação e competitividade.

Participarei do debate junto com:

Adolfo Melito                  - Presidente do Conselho de Criatividade e Inovação
André Sacconato             - Diretor de Pesquisas da Brain
Luiz Felipe D’Avila          - Presidente do Centro de Liderança Pública
Luiz Edmundo Rosas      - Diretor de Educação da ABRH
Claudia Coelho Hardagh  - Professora doutora do Centro Universitário Senac

O uso de Redes Sociais Corporativas tem auxiliado muitas empresas no processo de formação profissional. Ao incentivar as conexões entre profissionais de áreas e, em alguns casos, até mesmo países distintos, a empresa faz com que conhecimento seja compartilhado aumentando a inteligência coletiva da empresa.

Uma das formas mais utilizadas de Redes Sociais Corporativas para formação profissional é atraves do coaching, onde profissionais mais experientes contribuem para o desenvolvimento daqueles que ainda estão em início de carreira. O coaching é feito via compartilhamento de documentos, discussões em fórums ou através de blogs temáticos. Pode ser formal ou informal, acontecendo de forma expontânea. 

Outra forma utilizada para desenvolvimento profissional acontece através da participação em comunidades especificamente criadas para este fim. É bastante comum em processos de onboarding, por exemplo, quando novos funcionários são convidados para participar de comunidades específicas para apresentá-los à empresa e a seus novos colegas de trabalho. Tipicamente, profissionais podem serguir um roteiro de atividades que vai acelerar seu processo de integração a nova empresa ou função. 

E na sua empresa, como você imagina que uma Rede Social Corporativa pode auxiliar no processo de formação de melhores profissionais?

Participe!

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