segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Impressões do C@T sobre a Lotusphere & Connect 2012

 

Foi publicada hoje, no Jornal O Globo, do Rio de Janeiro, uma excelente cobertura feita por Carlos Alberto Teixeira, sobre a Lotusphere 2012. Jornalista dedicado a área de tecnologia com muitos anos de estrada, desde 1991 faz seu trabalho com foco especial em tecnologia, internet, eventos e telecomunicações. Foi o primeiro profissional a escrever sobre Internet na imprensa brasileira. Abaixo alguns destaques:
  1. "Ao longo da semana passada em Orlando, nos EUA, teve lugar o evento Lotusphere 2012, promovido anualmente pela IBM há 19 anos, com todos os holofotes agora voltados para o conceito de “social business” — a filosofia de redes sociais aplicada aos negócios. "
  2. "a IBM pintou a expressão com novas cores, inspirando-se numa outra revolução ocorrida dez anos atrás, quando a web penetrou no ambiente de trabalho."
  3. "Hoje o que se vê é a web enraizada em quase todos os setores da atividade humana e, com os dispositivos móveis, sendo acessada a qualquer hora e de qualquer lugar."
  4. "O primeiro ponto que a IBM atacou com seu conceito de social business foi a figura corporativa quase monstruosa do e-mail, estendendo depois a abordagem à maioria dos processos de negócios nas organizações. Hoje já se prevê que os serviços de redes sociais irão substituir o velho e-mail em questão de poucos anos"
  5. "E a coisa não para por aí. Em novembro de 2011, saiu o quinto estudo da McKinsey&Company sobre o uso de redes sociais para negócios (veja <bit.ly/dm_mck>). Foram entrevistados mais de 4.200 executivos no mundo inteiro e ficou claro que as empresas estão aprimorando seu domínio sobre as tecnologias sociais, usando-as para melhorar suas operações e explorar novas oportunidades de mercado."
  6. "Quando adotadas em escala por empresas funcionando em rede e integradas aos processos de trabalho dos funcionários, as práticas de social business têm melhorado o desempenho financeiro das companhias e aumentado sua fatia de mercado, revela o estudo"
  7. "a IBM construiu uma série de peças que engenhosamente se encaixam na espinha dorsal de um sistema interativo que se parece muitíssimo com a linha de tempo de um Facebook ou de um Google+"
  8. "O nome dessa mágica é IBM Connections Next, uma evolução do sistema denominado IBM Lotus Connections, incorporando a roupagem de mídias sociais e abraçando também o inescapável conceito de mobilidade, hoje quase onipresente graças à febre dos smartphones e tablets e à caudalosa torrente de aplicativos móveis que jorra sem parar."
  9. "Baseado no IBM SmartCloud — gerenciador central de serviços na nuvem — o Connections Next provê uma suíte de ferramentas colaborativas e de inteligência corporativa, que combina agendas, correio eletrônico, comunidades, blogs e wikis em uma única interface amigável."
  10. "Mas um dos pulos-do-gato da IBM foi embutir nesse sistema algo que chamou de “sentiment analysis tools”, ou seja, ferramentas de análise de sentimento, não no sentido de emoções, mas com a função de extrair das interações entre usuários informações preciosas cuidadosamente pinçadas, identificando tendências, feedbacks e indicadores que podem otimizar o modo de funcionamento de uma corporação."
A reportagem, em sua versão integral, também foi registrada no blog do C@T e recomendo fortemente sua leitura:

http://oglobo.globo.com/blogs/cat/posts/2012/01/18/lotusphere-2012-427083.asp

Mais sobre a Lotusphere & Connect 2012 em:

Primeiro dia, 16 de Janeiro
Segundo dia, 17 de Janeiro
Terceiro dia, 18 de Janeiro
Último dia, 19 de Janeiro
Petrobras na Lotusphere




Nenhum comentário:

Postar um comentário