quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Dia 3: Lotusphere & Connect 2012

A Lotusphere 2012 chega ao seu terceiro dia com uma incrível movimentação dos milhares de profissionais que vieram a Orlando este ano, para o evento. A "Fonte do Dolphin", tradicional ponto de encontro, mais parece uma praça com pessoas de todo o mundo, numa verdadeira torre de babel. Nos intervalos das sessões, tempo para visitar o showcase, onde a IBM e seus parceiros demonstram soluções para o mundo da Colaboração e do Social Business.


Para iniciar o dia de hoje, a Keynote Session trouxe três visionários dos nossos tempos. O primeiro, simplesmente o pai da Internet como a conhecemos, Sr. Tim Barnes-Lee, físico britânico e cientista da computação a quem é atribuida a criação da WWW. Ele contou um pouco da sua trajetória, lembrando que havia uma enorme frustração há muitos anos atrás quando navegavamos na Internet sem uma interface amigável. Finalmente em 1989 ele formalizou a primeira proposta para para a implementação de uma interface totalmente nova, utilizando a linguagem HTML para comunicar-se com um servidor, pela Internet. O resto da história todos conhecemos e, muitos de nós, participamos ativamente. A década de noventa nos permitiu assistir a uma transformação enorme na forma como nos comunicamos e buscamos informação.



Coincidência ou não, exatamente hoje, 18 de janeiro, diversas empresas na Internet estão fazendo um manifesto contra o projeto de lei apresentado nos EUA para lutar contra a pirataria online. Sr Barnes-Lee aproveitou para mandar uma mensagem direta para os participantes da sessão, pedindo para que todos participem desta luta contra a censura na Internet. Claro, foi longamente aplaudido por todos os presentes.

O segundo convidado do dia foi Manoj Saxena, Gerente Geral da unidade Watson Solutions, baseada nas pesquisas que levaram à criação do Watson, um super computador especializado no reconhecimento e processamento de linguagem natural. Basicamente, Watson utiliza tecnologias avançadas para análise de conteúdo, "big data" e data warehouse. Todo o projeto é resultado de altos investimentos da IBM em pesquisa e desenvolvimento. A idéia é ter uma solução com alta capacidade computacional capaz de solucionar problemas complexos do ser humano como aqueles relacionados com saúde, educação e governo.



No campo da saúde, por exemplo, estamos assistindo a um aumento das informações dos pacientes, que estão dobrando a cada cinco anos. Para piorar, 81% dos médicos dedicam menos de 5 horas por mês para atualizar-se lendo novos trabalhos médicos. Com base nestes fatos, a IBM fechou parceria com a Wellpoint e o Hospital Cedars-Sinai para pesquisar a cura do câncer. Neste projeto, a utilização de tecnologia social está permitindo que médicos de instituições diferentes possam cooperar e colaborar em trabalhos científicos. 

O terceiro convidado do dia foi Andy Miller, presidente e CEO da Polycom, que falou sobre a importância da utilização de soluções avançadas de vídeo para a colaboração remota. Deu vários exemplos de áreas em que este tipo de tecnologia pode fazer uma enorme diferença, como saúde, educação, governo, finanças e entretenimento. Na visão da empresa, as novas gerações entendem que a comunicação com vídeo é algo natural e esperam ter soluções assim nas empresas em que trabalham.



Em seguida, um painel reunindo os três mostrou claramente que o poder da colaboração social pode levar todas as indústrias para um novo patamar. Conexões mais velozes vão permitir soluções mais sofisticadas de Social Business, integrando profissionais e encurtando distâncias.

Na parte da tarde, dezenas de sessões, muitas delas com destaques de clientes como a Electrolux, a Colgate, a Russels Convenience, muitos deles já com suas Redes Sociais Corporativas em pleno funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário