terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Dia 1: Lotusphere & Connect 2012

A IBM deu a largada, na manhã desta segunda-feira, a dois eventos simultâneos com foco em Social Business e Colaboração em Orlando, Florida. Milhares de participantes assistiram, durante as duas horas da Opening General Session (OGS), a anúncios de novas tecnologias e produtos. Para aquecer a audiência na fria manhã de Orlando, o grupo de rock "OK Go", original de Chicago, apresentou algumas de suas músicas. Na sequência, Alistair Rennie, General Manager Collaboration Solutions, assumiu o palco e chamou o convidado de honra, Michael J. Fox. Aplaudido de pé, deu seu testemunho sobre a batalha que enfrenta desde os 29 anos contra o Mal de Parkinson, falou sobre  a fundação que criou para financiar pesquisas para buscar uma cura para a doença e sobre a importância que as "comunidades" tem em seu trabalho e sua vida. O ator falou por quinze minutos e conseguiu, neste pequeno espaço de tempo,  alcançar o quarto lugar nos trending topics mundiais do Twitter.


Alistair Rennie seguiu a sua apresentação comentando que o IBM Institute on Business Value chegou a conclusão de que a Inteligência Coletiva pode trazer alguns benefícios para uma empresa, como a descoberta de novas idéias, uma melhor utilização dos conhecimentos dos funcionários da empresa e uma melhora nas previsões e planejamento de negócios (forecasting). A plataforma de Social Business que a IBM está construindo tem por base três componentes principais:
  1. Rede Social Corporativa
  2. Conteúdo
  3. Análise de conteúdo
A aplicação de ferramentas e técnicas analíticas em toda a empresa é o que, no final, vai conduzir para a mudança organizacional.

Clientes

Durante a OGS, destaque especial para clientes que não apenas já estão usando tecnologias da IBM para Social Business mas, principalmente, já estão usufruindo seus benefícios, como a Bayer Material Science, a Premier Heathcare Alliance, o GAD e o Boston Childress Hospital, entre outros. No caso da Bayer, a divisão que faz produtos para automóveis desejava utilizar de forma melhor o conhecimento distribuido pela empresa em vários países. Para isso, implementou uma rede baseada no Connections, sem nenhuma customização. Em 18 meses ela já conta com 125 mil funcionários e parceiros de negócio. O grande destaque neste caso foi o simples uso de tags, para classificar perfis de funcionários, permitindo a localização de especialistas de forma extremamente rápida.

GAD, uma empresa de TI para o sistema financeiro na Alemanha falou longamente sobre o seu projeto Bank21, no qual estão incorporando, em uma nuvem privada, várias soluções de colaboração da IBM, como o IBM Docs. Bayer e BCH compartilharam sua experiência social totalmente com base no IBM Connections.

Para encerrar a OGS, o Dr. Jeffery Burns, do Childreen's Hospital em Boston disse claramente que "está convencido de que a medicina não pode mais evoluir sem colaboração". Em um depoimento emocionante, contou o caso de uma menina que sofria de uma infecção sanguinea que a mataria. Para salvá-la, trabalhou com um time de 20 médicos e enfermeiras. Toda esta única experiência pode ser, mais tarde, compartilhada com médicos em outros países para salvar crianças em situação similar, como um caso na Guatemala.

Lançamentos

Diversos lançamentos marcaram o primeiro dia como o Notes/Domino Social Edition, o Connections Mail, a integração do LotusLive ao IBM Smart Cloud e o aplaudido IBM Docs.

Destaque especial foi dado ao Connections Mail, o mais novo componente do IBM Connections, que vai permitir que usuários de Lotus Notes (ou de MS Exchange) tenham acesso a suas caixas postais diretamente no Connections, sem a necessidade de um outro cliente instalado. Ao trazer a caixa postal para dentro do Connections, a IBM faz com que a integração do ambiente de correio eletrônico com o "mundo social" chegue a outro patamar. O tradicional email que conhecemos começa sua transformação.


O IBM Docs, versão beta, foi oficialmente anunciado hoje e já está disponível no Greenhouse, em diversas linguas, como inglês, espanhol e português. Trata-se de uma coleção de editores de documentos (texto, planilha e apresentações) totalmente disponível em nuvem e, como não poderia deixar de ser, com suporte a "Social", permitindo que times editem simultaneamente (co-edição) documentos, dentro e fora do firewall. Um dos aspectos mais interessantes e demonstrado durante o dia foi a capacidade de co-edição de documentos ou de partes de um documento. O IBM Docs pode ser utilizado em nuvel pública ou privada e, além disso, pode ser implementado de forma integrada com o Connections, como mostrado abaixo.


Durante os próximos dias, uma agenda bastante cheia aguarda aos participantes dos dois eventos. Hoje, na parte da tarde, ainda tivemos a apresentação do caso de sucesso da Petrobras (foto abaixo e assunto para outro post) e da Infonavit (Mexico). Amanhã, a RioCard compartilha seu projeto, além da Basf, 3M, Cemex e outros mais.


Social Business é um novo conceito e que tem o objetivo e desafio de ligar as áreas de negócio e de TI de uma empresa. Como mencionado na sessão de abertura, um projeto de Social Business não é da área de TI, mas de toda a empresa, conforme já falamos aqui.

Get Social: Do Business

Nenhum comentário:

Postar um comentário