quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Casos de Uso para Redes Sociais Corporativas

A implementação de uma Rede Social Corporativa, conforme já discutimos, deve estar associada a um ou mais objetivos de negócio. Desta forma, garantimos sua aderência à estratégia da empresa e, de quebra, ganhamos o suporte de seus colaboradores, ao verem real "valor de negócio" na RSC. Durante a fase de avaliação, uma das formas de traduzirmos este alinhamento é através de Casos de Uso. E quais seriam alguns Casos de Uso de uma RSC? Para responder a esta pergunta, relaciono, abaixo, os 5 que  mais comumente tenho encontrado.
  1. Desenvolvimento de novos produtos - Usualmente adotado pelos departamentos de Pesquisa & Desenvolvimento, permite a colaboração de todos os envolvidos no processo, incrementando a colaboração entre eles. Em alguns casos, vai além da Intranet, trazendo colaboradores externos, como clientes, para auxiliar na criação de novos produtos e serviços.

    Os principais ganhos aqui estão em um maior volume de novas idéias, maior proximidade com o cliente final e redução no tempo de desenvolvimento de novos produtos.
  2. Comunicação multi-direcional, ou Colaborativa - O ambiente da Intranet "tradicional", baseado em portais, tem como principal característica ser unidirecional. É uma boa ferramenta para integrar aplicações e até para divulgar informações, mas tem diversas limitações e a principal é não permitir a comunicação multi-direcional. Não é possível uma ampla troca de informações e experiências entre os funcionários da empresa. Esta troca de informações é o que, no final do dia, gera conhecimento para a empresa, o chamado "conhecimento coletivo". São os membros da rede, que geram esse conhecimento. Em uma RSC estas pessoas passam a ser o centro de tudo.

    Os benefícios trazidos pela RSC neste quesito estão relacionados a uma maior troca de informação, cooperação e colaboração entre os funcionários. No final, temos maior agilidade e produtividade.
  3. Projetos mais inteligentes - Em um ambiente "tradicional" de projetos, a comunicação entre os membros do time é feita por email, telefone, conference calls e reuniões presenciais. Muitas vezes nos vemos envolvidos com uma infinidade de documentos e planilhas em versões diferentes espalhadas por todos os membros do projeto. Além disso, emails trocados são perdidos ou acabam desconectados do projeto. Pior ainda, o centro de tudo são os documentos do projeto, e não as pessoas.

    O uso de Comunidades e de Wikis, por exemplo, garante maior agilidade, transparência e ainda pode ser usado para identificar  e registrar melhores práticas, garantindo sua reutilização. Todas as informações associadas a um determinado projeto podem ser armazenadas e compartilhadas pelos membros do projeto com enorme facilidade. Mais uma vez, vemos aqui os colaboradores transformando-se no centro do processo.
  4. Transparência Executiva - Um sério problema de muitas empresas está relacionado com a falta de transparência dos executivos na comunicação com seus funcionários. Em muitos casos, essa comunicação simplesmente não existe, gerando impacto negativo no Clima Organizacional. Como consequência, muitas empresas não são vistas como um bom lugar para trabalhar e acabam perdendo bons funcionários para o mercado e tendo maior dificuldade para atrair talentos.

    O simples uso de blogs pode mudar isso. O "blog do presidente", por exemplo, é uma forma simples, moderna, ágil e em uma linguagem claramente entendida pelos funcionários. Apesar de simples, pode ter um enorme impacto na moral dos funcionários e, consequentemente, em sua satisfação e produtividade.
  5. Central de Perfis - O conceito tradicional de Diretório de Funcionários associa, a cada um deles, suas informações básicas de contato como cargo, email, telefone e endereço. Ainda comum em muitas empresas, é simplesmente um catálogo estático. Em uma Rede Social Corporativa, o centro de tudo passa a ser seu quadro de funcionários. E seus Perfis são a forma de representar cada um deles. Eles incorporam, ao tradicional catálogo, as informações "sociais" da pessoa, como experiência profissional, projetos, preferência, principais contribuições em eventos, publicações no blog da empresa, no twitter, etc.

    A idéia aqui é ter um "perfil social" do colaborador. Contendo informações dinâmicas do funcionário, permite uma melhor gestão, pela empresa, dos conhecimentos e habilidades que seus funcionários tem. Permite, ainda, rápida localização de especialistas, no momento em que são necessários.
A identificação de Casos de Uso auxilia na aprovação do projeto e, posteriormente, na implementação da Rede Social Corporativa. É um passo importante e deve ser feito com bastante cuidado. Uma escolha bem feita pode trazer maior suporte executivo para o projeto.

Antes de começar seu projeto, portanto, identifique em sua indústria e empresa Casos de Uso que sejam representativos. É um bom investimento de tempo.

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