segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Como fomentar o uso de uma Rede Social Corporativa?

Um dos grandes desafios dos gestores de Redes Sociais Corporativas está em fomentar o seu uso. Afinal, o maior valor de uma rede deste tipo está exatamente em oferecer um ambiente propício para comunicação e colaboração, incentivando a geração e o compartilhamento de conhecimento e, em última instância, suportanto inovação. É com base neste cenário que atingimos nossos objetivos finais que são mais produtividade e lucro. Para atingi-los, precisamos que a RSC seja efetivamente utilizada. O desafio é grande uma vez que cada RSC tem suas peculiaridades, intimamente conectadas com a cultura da empresa. Nem sempre, aquilo que faz sucesso em uma empresa vai alcançar os mesmos resultados em outra, mesmo que sejam do mesmo segmento.

Gostaria de compartilhar um exemplo bem interessante e que mostra claramente a importância de uma linguagem adequada e ligada ao objetivo da rede. Apesar de ser uma rede social aberta, mostra claramente como o assunto pode ser conduzido em uma rede corporativa. A "Quora" é uma rede social que tem como proposta ser uma espécie de oráculo, um local em que qualquer um pode fazer perguntas e obter respostas, para os assuntos mais variados. Já falamos sobre ela aqui (1), na época com foco especial no seu "nascimento". Sou um membro registrado deste então e acompanho seu desenvolvimento.

Eles criaram um modelo de fomento de uso bem interessante. A rede envia periodicamente emails para seus membros destacando as perguntas mais curiosas. Recentemente recebi email com as seguintes:
  1. Se você machucar um inseto, deve matá-lo ou simplesmente deixar ele seguir em frente?
  2. O cérebro das mulheres é fundamentalmente diferente do cérebro dos homens? (boa essa, não?... eu não sei a resposta... lá no Quora tem 3, mas nenhuma me pareceu muito "científica")
  3. Por que o preço de um jantar em um restaurante é sempre bem maior que a soma dos preços dos seus componentes?
  4. Qual a árvore de Natal mais legal?
E por aí vai, em uma sequência interminavel de perguntas, no mínimo, "exóticas". Interessante notar que, no caso em questão, a forma selecionada para atrair os membros a frequentar a rede foi  brincar com a "curiosidade" deles. A idéia é provocar a curiosidade das pessoas, uma das características comportamentais mais fortes do ser humano. Segundo o Wikipedia, a curiosidade humana é "o desejo do ser humano de ver ou conhecer algo até então desconhecido". E, aparentemente, vem funcionando bem.

Como já discutimos aqui, minha recomendação "Número 1" é que a RSC esteja ligada a pelo menos um objetivo de negócio da empresa. Qualquer que seja este objetivo, é algo que, por definição, tem impacto no dia-a-dia e no futuro da empresa e dos funcionários, em maior ou menor grau. É aí que devemos buscar inspiração. Podemos explorar o modelo do Quora, enviando emails com publicações interessantes ou criar um outro mais apropriado. O que motiva os membros de uma RSC com foco em Pesquisa e Desenvolvimento? E com foco em Recursos Humanos? E em Vendas? Definitivamente, cada caso é um caso e não é possível garantir que um modelo de sucesso em uma RSC também tenha sucesso em outra.

Algumas idéias para explorar:
  1. Assinatura (similar ao do Quora)
  2. Concursos - adequado e Pesquisa e Desenvolvimento
  3. Campanhas de divulgação
  4. Jams - também adequado para P&D
  5. Reconhecimento por contribuição, como badges ou destaque especial
E para a sua Rede Social Corporativa, o que fomentaria o seu uso?

Está curioso com relação as respostas às perguntas acima? Visite quora.com

(1) http://fgfmendes.blogspot.com/2011/01/quora-o-oraculo-social-do-seculo-xxi.html

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