quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Spam Social, o lixo eletrônico do Século XXI

Segundo o "2011 September Symantec Intelligence Report", aproximadamente 74,8% das mensagens de correio eletrônico enviadas diariamente são classificadas como spam (1). São mensagens enviadas sem solicitação e/ou contendo informação sem valor para quem as recebe. A boa notícia é que este número vem baixando nos últimos anos. A má notícia é que ele ainda é alarmante e causa despesas enormes para empresas em todo o mundo para gerenciar este tráfego adicional de informações sem valor. O interessante é notar que este fenômeno vem ganhando força nas Redes Sociais, em um formato diferente, mas com um efeito similar.

Em entrevista concedida segunda-feira, na conferência Web 2.0 Summit, Sean Parker, criador do extinto do Napster e acionista do Facebook, alertou que o Facebook está perdendo usuários para outras Redes Sociais por não disponibilizar ferramentas para que seus usuários gerenciem de forma mais efetiva a enorme quantidade de informação que recebem diariamente (2). 

Qualquer um que tenha conta no Facebook e que tenha mais de 100 ou 200 amigos "ativos", sabe muito bem do que estamos falando. A quantidade de informação que recebemos diariamente pelo FB é, obviamente, "ingerenciável". Na maioria das vezes simplesmente nem ficamos sabendo de muita coisa que é publicada e acabamos deixando de saber de coisas que poderiam ser interessantes. É um fenômeno curioso. Comumente recebemos mensagens que foram enviadas por alguma "máquina automatizada" e que podem trazer vírus, caso utilizemos a URL indicada.

A questão que fica é se realmente precisamos receber todas as informações que são publicadas. Ou, até mesmo, se devemos publicar tudo o que "postamos" diariamente. O que fazer para ter informação de melhor qualidade ou, pelo menos, organizada de alguma forma?

Gerenciar informações em uma Rede Social é algo complexo e que demanda tecnologias apropriadas. Em uma rede pública, como o Facebook, ainda não dispomos de nada que nos ajude. A única alternativa é deixar de ser "amigo" de alguem que envie uma quantidade exagerada de informações ou, bloqueá-lo, se preferir. Nas "Configurações de Privacidade" é possível controlar a forma como suas publicações são vistas por outros na rede. Mas são controles limitados.

Em uma Rede Social Corporativa o problema também ocorre. Definir se uma determinada publicação tem valor ou não é algo subjetivo e que depende de análise individual. O que se pode fazer, nestes casos, é ter um direcionamento claro dos objetivos da Rede Social e de como utilizá-la. Somente com regras claras se pode ter um comportamento mais adequado.

Uma alternativa interessante é a criação do "Curador de Conteúdo Corporativo". Já discutimos sobre este tema aqui (3). A idéia é que o Curador de Conteúdo seja um profissional que filtre e classifique informações publicadas em uma Rede Social. Se usarmos as tecnologias atualmente disponíveis, como o Vantage (4) e o IBM Cognos Customer Insight (5) é possível construir um "Centro de Operações" onde informações podem ser cuidadosamente classificadas. 

Da mesma forma que com os Spams de correio eletrônico, acredito ser quase impossível eliminar o Spam Social. No entanto, três pontos devem ser observados em projetos de RSCs para reduzir os seus efeitos indesejados:
  1. Um projeto bem estruturado levando em conta aspectos culturais e comportamentais da empresa
  2. Ferramentas adequadas, integradas com a Arquitetura de TI da empresa e aderentes a estratégia corporativa de TI
  3. Regras de uso claras, contidas em um Guia de Uso de fácil acesso e leitura por todos
Um dos grande benefícios de uma Rede Social Corporativa é o compartilhamento de conhecimento entre seus membros. Observando-se os três pontos acima é possível ter um ambiente mais leve e onde o conhecimento possa ser compartilhado de forma efetiva.

(1) http://www.symantec.com/en/sg/about/news/release/article.jsp?prid=20110929_01
(2) http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2011/10/18/sean-parker-facebook-esta-perdendo-usuarios-para-twitter-para-google-925605690.asp
(3) http://fgfmendes.blogspot.com/2010/12/uma-nova-profissao-o-curador-de.html
(4) http://www-304.ibm.com/partnerworld/gsd/solutiondetails.do?solution=13448&lc=en&stateCd=P&page=&expand=true
(5) http://www-01.ibm.com/software/analytics/cognos/analytic-applications/consumer-insight/

Nenhum comentário:

Postar um comentário