quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Como reconhecer contribuições de membros de uma Rede Social?

Já vimos que o sucesso de uma Rede Social, seja pública ou privada, depende fundamentalmente do Fator Humano (1). E um dos grandes desafios, relacionado diretamente a este fator, é exatamente fomentar o uso da rede. Existem diversas técnicas para isso e, neste post, vou abordar duas, que podem ser usadas tanto em Redes Sociais públicas quanto privadas.

Badges

A primeira técnica consiste na distribuição de recompensas, mais especificamente badges. Badges são emblemas, são símbolos que representam conquistas de um determinado membro no uso da rede. Podem indicar, por exemplo, que o membro atingiu a marca de 100 amigos na rede. Ou podem indicar que ele já contribuiu com 500 publicações no seu blog. Na IBM utilizamos esta técnica amplamente e existem mais de mil tipos diferentes de  badges. Abaixo, por exemplo, alguns dos badges que eu conquistei.


Eles representam, da esquerda para a direita: 
  1. Sou um usuário de Symphony (2 e 3), 
  2. Possuo mais de 500 conexões no LinkedIn
  3. Sou usuário com mais de 100 publicações no Twitter nos últimos 6 meses,
  4. Atuo como evangelizador de Social Business dentro e fora da IBM
  5. Possuo mais de 100 conexões no Twitter, com IBMistas, clientes e parceiros da IBM
  6. Sigo mais de 100 membros do Twitter
  7. Já compartilhei mais de 50 arquivos pelo IBM Connections (4 e 5)
  8. Já compartilhei mais de 100 arquivos pelo IBM Connections
  9. Sigo Instituições ligadas diretamente com práticas de Social Business
  10. Participo de pelo menos 5 grupos de Redes Sociais no LinkedIn
  11. Possou mais de 500 conexões no IBM Connections
  12. Mantenho um blog ativo com pelo menos 20 publicações nos últimos 6 meses
A criação de um badge é um exercício de criatividade ligado a estratégia social da empresa. Os exemplos acima mostram claramente que a IBM incentiva as interações sociais, dentro e fora da empresa. Em alguns casos, um badge pode ser criado para um projeto especial, para uma campanha de marketing ou até mesmo para identificação de talentos. 

Badges são símbolos de conquistas em Redes Sociais e, portanto, estão diretamente relacionados com o status social de um de seus membros, com sua Reputação Digital (6). É um assunto bem delicado e ao mesmo tempo muito importante. É uma das melhores formas para reconhecer contribuições de membros de Redes Sociais.

A distribuição de badges deve seguir a regras claras, de modo que todos entendam os critérios para seu recebimento e, principalmente, que o valorizem. Usualmente, para um determinado badge temos a figura de um administrador que é responsável por avaliar caso a caso se o membro merece ou não receber um determinado membro.

Agradecimentos

Outra técnica interessante para reconhecer membros é através de Agradecimentos. Eles podem ser feitos de forma simples e devem ser devidamente registrados. No caso da IBM, usamos o "Blue Thanks" (BlueThx). Enquanto a distribiução de um badge deve ser administrada por um membro resposável pela tarefa, o Blue Thx é dado por outros membros da rede em retribuição ou reconhecimento a uma determinada ação. É uma forma simples, direta e especial de agradecer a um colega da rede.

Cada vez que um funcionário da IBM recebe um "Blue Thx" seu gerente é copiado e o agradecimento é publicado em seu Mural.

"Badges" e "Agradecimentos" são formas simples e efetivas de reconhecer a participação e contribuição de membros em Redes Sociais. Estão diretamente relacionados com a Reputação Digital dos membros da rede e merecem uma atenção especial em qualquer projeto de RSC.


(1) http://fgfmendes.blogspot.com/2011/09/social-networks-o-fator-humano.html
(2) http://www-03.ibm.com/software/lotus/symphony/home.nsf/home
(3) http://www.baixaki.com.br/download/ibm-lotus-symphony.htm
(4) http://www-01.ibm.com/software/lotus/products/connections/
(5) http://www.youtube.com/watch?v=msCeSMIHq6M&feature=related
(6) http://fgfmendes.blogspot.com/2008/05/reputao-online-personal-enterprise.html

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