quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Segurança em Redes Sociais Corporativas


No final de agosto relacionei, em um post, aqueles que são considerados os principais riscos em Redes Sociais Corporativas (1). Recebi diversos emails e ligações concordando com a lista mas, principalmente, em busca de uma sugestão de como tratar o tema. A preocupação com segurança é sempre forte e um fator crítico de sucesso em um projeto de RSC e cuidados especiais com a marca e a reputação de uma empresa devem ser tomados, além de garantir práticas éticas e, em muitos casos, assegurar a aderência a regulamentações e políticas de uso. Com este objetivo, a IBM acaba de disponibilizar o "Vantage for IBM Connections" (2).


O produto, de nosso parceiro Actiance (3), é uma solução de altíssimo nível para garantir a segurança de ambientes de RSC e de Unified Communications (como o IBM Sametime, por exemplo). Altamente integrado com o IBM Connections e com o IBM Sametime, a solução permite controle de segurança, relatórios de log e arquivamento de conteúdo colocado nos dois produtos, entre outras coisas mais.

Com a solução, é possível, por exemplo, monitorar e arquivar conversas em uma Rede Social Corporativa, posts, comentários e até mesmo armazenar arquivos que foram compartilhados por usuários, com o objetivo de garantir integridade e ética no uso da plataforma. Dentre os principais benefícios oferecidos pelo Vantage, temos:
  1. Log automatizado de eventos no IBM Connections, como wikis, blogs, forum, atividades, comunidades, profiles, bookmarks e files;
  2. Inspecionar e alertar, em tempo real, o uso de palavras-chave, frases e expressões de uso restrito, expressões regulares, permitindo a remoção imediata de conteúdo inapropriado;
  3. Arquivar, em formato original, imagens e posts no IBM Connections;
  4. Permite a criação e implementação de políticas de uso da Rede Social Corporativa e do sistema de mensagens instantâneas;
  5. Monitorar e alertar, em tempo real, o compartilhamento de arquivos com informações confidenciais. Por exemplo, quando um arquivo é enviado para fora da empresa, o sistema inspeciona o mesmo para garantir que informações classificadas como confidenciais não sejam transferidas. O controle pode ser feito para os tipos mais usados de arquivos, como MS-Office, OpenOffice, etc.
  6. Por último, e não menos importante, é possível a realização de auditorias nas informações armazenadas.
Resumidamente, com o Vantage for IBM Connections uma empresa pode implementar um modelo sofisticado de segurança para uma Rede Social Corporativa, incluindo facilidades para gerenciamento e para auditoria. A Actiance é líder neste segmento e tem larga experiência na área. A integração do Vantage com o IBM Connections e com o IBM Sametime fornece um modelo sólido para que uma empresa possa adotar uma Rede Social Corporativa com a segurança que todos buscamos.

Uma solução de segurança para uma Rede Social Corporativa deve ser sustentada por alguns pilares. O Vantage é um destes componentes, mas precisamos ter em mente que, sozinho, não é suficiente. É fundamental tratar o "Fator Humano", conforme discutido aqui (4), além, é claro, das tradicionais soluções de segurança como firewalls.

(1) http://fgfmendes.blogspot.com/2011/08/areas-de-risco-em-redes-sociais.html
(2)http://www-01.ibm.com/common/ssi/cgi-bin/ssialias?infotype=AN&subtype=CA&htmlfid=897/ENUS211-320&appname=USN
(3) http://www.actiance.com/products/vantage.aspx
(4) http://fgfmendes.blogspot.com/2011/09/social-networks-o-fator-humano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário