sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cidades Inovadoras, o exemplo de Nova Iorque


No último verão norteamericano o prefeito Michael Bloomberg soltou uma RFP para Universidades oferecendo terrenos de primeira qualidade na ilha de Manhatan mais US$ 100 milhões em investimentos em infraestrutura. Em troca, as Universidades se comprometem em construir ou expandir seus "campus" de tecnologia na cidade (1). A idéia é simples, atrair talentos e fomentar o desenvolvimento de tecnologia local, alçando Nova Iorque ao posto de Capital de Inovação dos Estados Unidos, hoje ocupado pela região do Silicon Valley, na California.

A inciativa foi cuidadosamente desenvolvida desde que Bloomberg assumiu a prefeitura da cidade, em 2002. Depois da crise de 2008, o projeto ganhou força, com o objetivo de reduzir a dependência economica da cidade em relação a Wall Street e ao turismo e, principalmente, para atrair novos investimentos. Apenas para que se tenha uma idéia, empresas fundadas por graduados no MIT, em Boston, geram faturamento anual de aproximadamente US$ 2 trilhões. Isso equivale a todo o PIB do Brasil em 2010.

Entre 1966 e 2001 a cidade de Nova Iorque perdeu aproximadamente 75% dos empregos em manufatura. Tudo bem que houve uma mudança no perfil do emprego neste período mas, mesmo assim, é uma perda significativa.

Neste momento, nosso país revê projeções de inflação e de produção. Inflação para cima e produção para baixo. Ao mesmo tempo, sonhamos com as transformações da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Os planos são de investimentos significativos em infraestrutura, principalmente estádios e mobilidade urbana. Fala-se também em aeroportos, mas essa é uma aposta mais difícil e que poucos estão pagando para ver. Fala-se em "legado" para as cidades.

No entanto, o legado maior, aquele que pode dar um empurrão de qualidade no desenvolvimento das cidades e do Brasil, que passa pelo investimento em educação, não está sendo nem mesmo comentado. Iniciativas como a de Nova Iorque são únicas e podem mudar a vida de gerações. Mas demandam força política e parceria com a iniciativa privada.

Fica a pergunta... o que podemos fazer para aproveitar este momento único em nossa história e efetivamente construir um futuro melhor? O que podemos fazer para que nossas cidades sejam efetivamente Smarter Cities e que, principalmente, tenha Smarter Citizens?

(1) http://therealdeal.com/newyork/articles/city-issues-request-for-proposals-for-applied-sciences-nyc-mayor-michael-bloomberg-said

Nenhum comentário:

Postar um comentário