quinta-feira, 7 de julho de 2011

The Pet's Universe - 500 mil visualizações em 6 meses

 

Hoje, 7 de Julho, o The Pet's Universe atingiu a expressiva marca de 500 mil visualizações de paginas! Em apenas 6 meses de vida, além de uma forte presença na mídia e de um crescimento constante no número de usuários, aprendemos muito. Foram meses de muito trabalho, de experiências, de muitos acertos e alguns poucos erros.

Os primeiros meses de uma Rede Social são um grande desafio. Aprendi que o tratamendo tem que ser equivalente ao dado a um bebê que está em uma incubadora, ou seja, atenção e cuidado total. É preciso tempo para que uma Rede atinja sua maturidade, para que rompa o limite do breakeven e que sobreviva e cresça naturalmente, de forma autônoma. Até lá, cabe aos administradores da Rede fomentar o seu uso através de campanhas, da mídia e de outros canais.

É fundamental que a Rede tenha Vamor agregado. Se os membros da Rede percebem valor eles voltam e trazem novos membros. Se eles não vêem valor algum, simplesmente vão embora. E isso não é uma tarefa fácil pois nem sempre é óbvio o que tem valor para os membros de uma rede. Para facilitar esta missão, faça o mais simples... pergunte! Use e abuse de pesquisas especialmente direcionadas aos seus membros para identificar o que efetivamente tem valor para eles. Perguntar é a melhor estratégia... não tente adivinhar nunca!

Outro ponto chave é proporcionar a cada membro uma atenção especial. Nestes 6 meses, sempre respondemos a cada simples mensagem, seja um pedido de suporte ou uma notinha de "bom dia". Os membros da Rede precisam sentir que eles efetivamente fazem parte de uma comunidade, que podem interagir com outros membros. Lembrem-se que não estamos falando de um site ou de um Portal e sim de uma Rede Social e, como tal, interações entre os membros são fundamentais.

É preciso divulgar sempre a Rede. Para isso, além da mídia tradicional, é preciso navegar muito bem nas Redes Sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn e outras mais. Divulgar sempre, incentivar pessoas a visitar o site, a conhecer seu conteúdo, a fazer parte da Rede. Uma das primeiras conclusões a que chegamos foi com relação ao poder da Internet como mídia. Um post em um blog da Globo.com (1), por exemplo, trouxe um número expressivo de visitas ao site e de novos usuários. Na mídia tradicional, uma matéria espetacular de quase uma página inteira no Jornal O Globo e um post do CAT (2) deu uma visibilidade e credibilidade única a Rede.


Outra matéria importante, na revista de domingo do Jornal O Dia, de grande circulação no Rio de Janeiro.

A "Plano 1 Comunicação" (3) foi fundamental em nossa história. Em se tratando de assessoria de imprensa, deram um espetáculo e trouxeram inserções para o The Pet's Universe nas principais mídias do Rio de Janeiro, sejam impressas ou digitais. Trabalho de primeiro nível! Nossas primeiras e mais fortes parceiras, que acreditaram na proposta da rede desde seu primeiro dia.

Por último, um "capítulo avançado", que demanda um post só para ele, as Parcerias. Redes Sociais se agrupam em "clusters" de redes. Um dos grandes desafios foi saber o momento exato de buscar estas parcerias, o modelo correto. Parcerias tem que compartilhar afinidades, precisam ter similaridades. Da mesma forma que com o conteúdo da rede, é fundamental que as parcerias agreguem valor. estamos trilhando ete caminho agora, com muito cuidado para estarmos seguros de que é o caminho correto.

O sucesso de uma Rede Social, em última instância, depende de seus membros. Eles são o "motor" da rede. Atenção especial para cada um deles faz toda a diferença. Fica aqui o meu agradecimento a cada simples membro, amigo, familiar, colega de trabalho ou conhecido que, de alguma forma, participou da história do The Pet's Universe até o dia de hoje.

Vamos juntos atingir a marca de 1 milhão de visualizações!

(1) http://colunas.criativa.globo.com/bicharada/2011/02/23/menina-de-13-anos-cria-rede-social-para-pets/
(2) http://oglobo.globo.com/blogs/cat/posts/2011/03/09/rede-social-para-pets-367858.asp
(3) http://www.plano1comunicacao.com.br/

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