sexta-feira, 22 de julho de 2011

Minha Rede Social já está "instalada", e agora???


Pode parecer inscrível, mas nesta última semana ouvi a mesma pergunta de duas pessoas e, por isso, resolvi escrever algumas linhas... Me fez lembrar dos velhos tempos do "a:Install" e fiquei imaginando o que significaria "minha rede social já está instalada". Fica a impressão de que bastaria instalar um software em um servidor para que tudo estivesse pronto. Faz pouco sentido, muito pouco, mas não deixa de ser curioso que possa existir este tipo de percepção com relação a este tema.

Para piorar, existem alguns poucos fornecedores no mercado que "vendem" soluções de Redes Sociais como sendo algo que vem em uma caixa, pronto para usar. Um grande fornecedor, inclusive, comercializa a sua solução para gestão de documentos como se fora uma Rede Social, para compartilhar documentos, como se isso fosse tudo. 

Na prática, assistimos a estruturação deste segmento. Muitas transformações tem acontecido e de forma rápida, e o conceito de Social Business vai se moldando e consolidando aos poucos. No início do mês escrevi aqui sobre o que seria o Social Business (1). Volto ao assunto reforçando que na prática quando nos referimos a SB precisamos considerar 2 pilares: 
  1. Tecnologia
  2. Comportamento
Pilar 1: Tecnologia
No pilar de tecnologia temos que considerar inúmeros aspectos, como segurança, governança e integração. Uma solução de Redes Sociais precisa se integrar com seus sistemas legados. Você necessita estar seguro de que os padrões utilizados por ela sejam compatíveis com a arquitetura de sistemas de sua empresa. Caso contrário, os custos com integração podem ser altíssimos. Uma boa dica é procurar por soluções que suportam padrões abertos como Eclipse, por exemplo. Se isso não garante integração "completa" com os sistemas que você já possui, pelo menos já prepara o ambiente para um futuro mais aberto.

A questão de segurança é absolutamente vital. Dentro da Arquitetura de Sistemas de sua empresa, a solução de Redes Sociais deve se integrar e suportar os padrões de segurança já definidos. Caso contrário, ela pode vir a ser um potencial risco para informações corporativas.

Além disso, como vivemos em um mundo "regulamentado" é importante que a tecnologia utilizada suporte auditoria. Imagine, por exemplo, que você usa o Facebook para sua rede social corporativa (não, não estou sugerindo isso, é só para esse exercício!!!). E suponha que você trabalha em uma empresa que precisa guardar informações por determinados períodos de tempo. Como você pode ter acesso a informações que foram compartilhadas no Facebook depois de 2 meses, por exemplo? E depois de dois anos? É claro que você pode fazer um backup do FB, mas pensando em termos corporativos, será que isso atende a uma auditoria? Será que faz sentido?

Pilar 2: Comportamento

No lado do comportamento, é fundamental entender a "cultura" de sua empresa. Em alguns casos, é necessário estabelecer todo um "processo de negociação" para seguir com o processo. Exemplo... um cliente, empresa familiar, tem no momento 3 gerações na ativa. O fundador, que faz parte do Conselho, o filho do fundador, atualmente CEO da empresa, e o filho deste, que entrou recentemente atuando como gerente da área de vendas. São três cabeças que pensam de forma completamente diferente uma da outra. Isso de certa forma ajuda na condução da empresa, ao provocar debates sobre ser mais agressivo ou mais conservador, mas ao mesmo tempo coloca um desafio para adoção de novas tecnologias onde paradigmas precisam ser quebrados.

Outro ponto interessante está relacionado com o tratamento de informação confidencial. Em um caso recente, logo após a fase de implementação da primeira etapa de uma Rede Social Corporativa, devido ao aumento no compartilhamento de informações, foi necessário lembrar aos funcionários do tratamento diferenciado que deve ser dado para informações Classificadas (confidenciais ou de uso restrito). Quando o aviso foi dado houve uma redução significativa do uso da rede por receio de compartilhar informação de forma inadequada. O medo de punições afastou os usuários.

Concluindo...

Ou seja, considerar que a sua solução de "Rede Social" é algo simples pode ser um enorme risco para sua empresa. É fundamental que seja feito um planejamento muito criterioso e que o projeto seja gerenciado de forma bastante cuidadosa. 

Uma coisa é instalar um gerenciador de documentos em uma empresa. Outra, bem diferente, é instalar uma Rede Social Corporativa. Pense bem antes de dar seus primeiros passos!

(1) http://fgfmendes.blogspot.com/2011/07/afinal-o-que-e-social-business.html

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