segunda-feira, 11 de julho de 2011

#AskObama



Na semana passada mais um acontecimento marcou a história recente das Redes Sociais. O Presidente Barack Obama fez uma sessão especial na qual respondeu a perguntas que foram enviadas pelo Twitter (1). Interessados enviavam suas perguntas para #AskObama que as respondia "ao vivo". Foi a primeira vez em que o presidente de um país dedicou tempo para se comunicar utilizando o Twitter. Foram enviadas dezenas de milhares de questões e a sessão durou uma hora.

Nos últimos doze meses vimos as Redes Sociais derrubar governos e promover mudanças em vários países. O próprio Presidente Obama, durante sua campanha, usou enormemente a Internet e Redes Sociais. Vemos, nitidamente, que estas tecnologias estão assumindo um papel cada vez mais central em empresas e governos. E parece bastante claro que, bem usadas, podem ajudar muito em processos de gestão. Dentre os quase 100 mil Tweets, os temas mais abordados foram Empregos e Impostos (2).

Ao mesmo tempo, recentemente vimos um aumento significativo nos ataques de hackers, o que nos faz pensar na importância que medidas de segurança vão ter neste mundo cada vez mais na "cloud". E não estamos falando apenas de backup e de firewalls. É sempre importante lembrar que em governos e empresas é fundamental desenvolver programas de Governança e de Auditoria. São estas iniciativas, em conjunto com outras relacionadas com segurança básica, que vão garantir a confiabilidade destas plataformas.

O uso de Redes Sociais por governos e empresas está apenas em sua fase inicial. Outras áreas, como educação, saúde e economia ainda podem se beneficiar muito destas tecnologias.

E você, já "Tuitou" hoje?

(1) http://askobama.twitter.com/
(2) http://mashable.com/2011/07/06/askobama-twitter-stats/

Nenhum comentário:

Postar um comentário