terça-feira, 21 de junho de 2011

"Você me deixa doente"


A expressão "você me deixa doente" é um coloquialismo antigo e a usamos, normalmente, quando queremos nos referir a uma determinada situação envolvendo um amigo que, por algum motivo, nos tira do sério. Mal sabemos o quanto ela é verdadeira, no sentido literal. Nossa saúde depende, além de nossa biologia, escolhas e ações, diretamente da biologia, escolhas e ações de nossos amigos bem como dos amigos dos nossos amigos. Nossa saúde depende da Rede Social em que estamos inseridos.

Na prática o fato de fazermos parte de em uma Rede Social faz com que eventos que aconteçam nesta rede tenham impacto em todos os elementos da rede, em diferentes graus. Trata-se de uma complexa teoria sociológica, estudada por Nicholas Christakis (1), PhD e pesquisador da Universide de Harvard. Em 2009 ele foi nomeado pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes no mundo.

A teoria vai além de saúde e alcança hábitos como correr, fumar, comer ou beber, por exemplo. Durante mais de 20 anos ele e sua equipe estudaram com cuidado grupos de pessoas para identificar como estes hábitos podem "contaminar" outras pessoas da rede, da mesma forma que doenças. Em seu livro "Connected", de 2009 (2, 3 e 4), ele apresenta diversas conclusões destes estudos, bem como de outros trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da área.

A sua compreensão dá uma dinâmica especial a redes sociais. Dentro de uma empresa, por exemplo, o "mapeamento de comportamentos" pode ajudar na identificação e retenção de talentos. Algumas empresas já adotam técnicas ainda preliminares para desenvolver programas de desenvolvimento de carreira. É sabido que quando um funcionário pede demissão por algum motivo, outros colegas de trabalho, próximos, tem uma chance maior de pedirem demissão nos meses imediatamentes subsequentes.

Dentro deste conceito, surge a figura dos "tippers", que são membros com maior capacidade de influência dentro de uma rede social. A identificação dos "tippers" (5) em uma empresa, por exemplo, é determinante em politicas de desenvolvimento de carreira ou em qualquer programa corporativo. Conhecê-los pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um programa qualquer.

O fato é que nossos destinos dependem muito mais das decisões e escolhas dos membros de nossa rede social do que imaginávamos. Hábitos alimentares, tabagismo, a frequência com que bebemos, como nos exercitamos e até mesmo com quem nos casamos sofre forte influência dos nossos amigos e dos amigos de nossos amigos. Nunca foi tão verdadeira a frase "diga-me com quem andas e te direi quem és".

(1) http://christakis.med.harvard.edu/
(2) http://connectedthebook.com/
(3) http://fgfmendes.blogspot.com/2011/06/seis-graus-de-separacao-e-tres-de.html
(4) http://fgfmendes.blogspot.com/2011/01/redes-sociais-influenciando.html
(5) http://socialmediasandy.wordpress.com/2011/06/20/social-business-word-for-monday-tipper-socbiz-getsocial11/

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