domingo, 8 de maio de 2011

Hiperconectados

Quantas vezes por dia você acessa o Facebook? Você frequentemente compartilha e comenta posts no FB? Quantos amigos você tem na vida real? E na Rede? Quantas vezes você atualiza o seu status no Twitter? Você mantem um blog, um site? Quando você sai com amigos fica navegando em seu smartphone?

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado. O tema já vem sendo estudado por especialistas faz algum tempo. Nicholas Christakis, renomado sociólogo dedicado ao estudo de redes sociais, publicou em 2009 um livro sobre nosso mundo hiperconectado e a influência no comportamento (1). Estudos recentes indicam que o número de hiperconectados tem aumentado bastante, principalmente entre pré-adolescentes e adolescentes. O assunto também já foi discutido na Campus Party do ano passado (2).

O fato é que estamos vivendo em um mundo cada vez mais conectado, não apenas entre pessoas, mas também entre pessoas e objetos. E a tendência para os próximos anos é que vejamos um aumento significativo nesta que é uma das marcas registradas deste início de século.

O vídeo abaixo é uma ilustração do que está por vir... o único risco é que, apesar de todas estas conexões, sejamos cada vez mais solitários...


(1) http://www.amazon.com/Connected-Surprising-Power-Social-Networks/dp/0316036145
(2) http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/pre-adolescentes-hiperconectados-negam-que-internet-atrapalhe-a-licao-de-casa-20100126.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário