terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Lotusphere 2011 - Day 2 - "Becoming a Social Business"

Opening Session do segundo dia

Já estamos no segundo dia da Lotusphere 2011 e os temas Portal e Social Network estão em toda parte. Na sessão de abertura de hoje o tema foi "Becoming a Social Business" e vários aspectos diretamente relacionados foram abordados. Abaixo os destaques:
  1. Digital Reputation - Mais do que nunca empresas e pessoas tem que cuidar de sua Reputação Digital, ou seja, como está a sua imagem na Web. Eu já havia comentado sobre isso aqui mesmo, em maio de 2008 (1). Um foco cada vez maior em "brand management" e vale a leitura da matéria de Dezembro passado publicada na Harvard Business Review sobre o tema (2).
  2. Segurança - Quando estamos falando de Redes Sociais abertas, que vão além das fronteiras do seu Firewall, é fundamental que a questão de segurança seja muito bem pensada. Segurança de infraestrutura e, principalmente, segurança de informação. Muito se falou em "Governança Social".
  3. Políticas de RH - As atuais políticas de RH vão ter que mudar para acompanhar as mudanças que as Redes Sociais estão provocando. Os próprios funcionários já tratam suas informações pessoais de forma diferenciada e, neste novo cenário, algumas regras antigas de RH perderam todo o sentido.
  4. Social Synergistic Enterprise X Tradicional Hierarchy Enterprise - A forma como as empresas estão se organizando está mudando. Dos tradicionais modelos hierárquicos, rígidos e pouco dinâmicos, para empresas Socialmente Estruturadas. Nestas, as relações hierárquicas tem menos valor do que aquelas relacionadas a projetos, comunidades e conhecimentos.
Nos Corredores da Lotusphere

Assistimos ainda ao depoimento de executivos da State Street (empresa do segmento de Finanças, com sede em Boston, MA) e da Cemex (multinacional Mexicana da área de cimentos e construção). As duas empresas apresentaram seus cases de implementação de Redes Sociais e discutiram os desafios que enfrentaram. Estes foram os principais pontos mencionados por eles:
  1. Para uma Rede Social corporativa ter sucesso, é fundamental entender, respeitar e estar aderente a cultura da empresa e de seus funcionários.
  2. A Rede tem que ser de fácil entendimento e estar alinhada com os objetivos de negócio da empresa.
  3. A Rede precisa agregar valor. Funcionários, clientes e parceiros de negócio tem que ver na Rede uma forma de colaborar e, principalmente, de ganhar agilidade e valor.
Novamente tivemos uma sessão lotada com uma audiência atenta e muito interessada. Os feedbacks recebidos após a sessão foram claramente positivos.

Get Social!


(1) http://fgfmendes.blogspot.com/2008/05/reputao-online-personal-enterprise.html
(2) http://hbr.org/2010/12/spotlight-on-social-media-and-the-new-rules-of-branding/ar/1

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