quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Social Networks na vida real - MedNetworks


Nicholas Christakis é um renomado professor e pesquisador em Harvard. Foi incluido pela revista Time na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2009. Em seus estudos ele busca identificar como as Redes Sociais podem influenciar aspectos relacionados a saúde e ao bem-estar e, principalmente, como utilizar os mecanismos destas mesmas redes para melhorar estes aspectos de uma população (1). A empresa MedNetworks obteve uma autorização especial da Universidade de Harvard para que pudesse utilizar os avançados algorítmos de análise de Redes Sociais resultados de suas pesquisas.

A empresa oferece a planos de saúde, hospitais, médicos e empresas em geral um método absolutamente único para identificar padrões em uma Rede Social e como os mesmos influenciam o comportamento de seus membros. No último dia 10 eu postei sobre a evolução das Redes Sociais (2) e inclui um vídeo do evento TED onde o próprio Nicholas apresenta sua teoria.

Em 25 de agosto do ano passado a HealthWays firmou uma parceria estratégica com a MedNetworks para aplicar os avançados algorítmos de mapeamento de Redes Sociais para gerenciamento da saúde (3). A idéia é que conhecendo o comportamento de elementos de uma rede é possível prever evoluções deste padrão pelos outros elementos da rede. Assim, por exemplo, se temos um amigo obeso, existe uma tendência maior de sermos obesos. Se nossos amigos costumam frequentar bares e beber até altas horas da madrugada, também existe uma forte tendência de que venhamos a desenvolver um comportamento similar. Na prática, o que está em questão é a "capacidade de influenciar e ser influenciado" que cada um de nós tem.

Só que a história não para por aí... O mais interessante é que uma vez que tenhamos padrões de comportamento mapeados podemos prever o desenvolvimento de uma rede e, eventualmente, desenvolver programas para impedir ou incentivar um determinado comportamento. Por exemplo, se mapeamos que uma parcela de uma rede é obesa, podemos preparar programas para que estes membros venham a participar de atividades físicas, praticar esportes, etc. Os seus algorítmos fazem exatamente isso.

Segundo Nicholas, "Sabemos que nossa felicidade ou tristeza, ou a probabilidade de riscos para a nossa saúde como obesidade e fumo, são afetadas pela rede social em que vivemos e, ao mesmo tempo, influencia todos aqueles com quem convivemos. Nós somos influenciados não apenas por nossos amigos, mas também pelos amigos de nossos amigos e pelos seus amigos, que podemos nem mesmo conhecer"

Hoje já existem diversas iniciativas que procuram aplicar avançados métodos de pesquisa na análise de Redes Sociais. Eu acredito, e tenho repetido isso, que um dos nossos maiores desafios será entender as redes que frequentamos, os seus padrões, conexões e interconexões. Estou seguro de que aí reside, também, o maior benefício das Redes Sociais. Se conseguirmos entender estes padrões, podemos aplicar seus resultados para a saúde, educação, economia, desenvolvimento urbano e diversas outras áreas.

A IBM investe enormes quantias de dinheiro em R&D na área de Redes Sociais. Uma boa parcela destes investimentos está exatamente em Análise de Redes Sociais. Internamente, por exemplo, já temos mapas de relacionamentos que apontam para "clusters de especialistas" e orientam programas de desenvolvimento.

Em poucos anos já poderemos ver aplicações práticas deste tipo de análise gerando resultados. Hoje, por exemplo, a região da cidade do Rio de Janeiro está sofrendo imensamente com as fortes chuvas de verão que cairam nos últimos dias sobre a cidade e a região serrana. Acredito que podemos ter um sistema de mapeamento de redes sociais que pode vir a ajudar na prevenção e no atendimento de crises. Situação similar aconteceu na Califórnia há poucos anos e foram usados mash-ups e outras tecnologias Web 2.0 para auxiliar a população.

Muitos benefícios ainda estão por vir! Vamos torcer e colaborar!


(1) http://www.prnewswire.com/news-releases/introducing-mednetworks-new-venture-based-on-social-network-analytic-technology-developed-at-harvard-university-100256344.html
(2) http://fgfmendes.blogspot.com/2011/01/redes-sociais-influenciando.html
(3) http://www.businesswire.com/news/home/20100825005427/en/Exclusive-Partnership-Healthways-MedNetworks-Utilizes-Power-Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário