segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Social Network na vida real - A mobilização no Rio de Janeiro - Meu Testemunho


Foi absolutamente fantástica, única e recompensadora a experiência que vivi  nas últimas 48 horas. Tive a oportunidade de me juntar ao grupo "MinhaAjudaSuaCasa" (1), composto por cidadãos do Rio de Janeiro empenhados em coletar e distribuir doações para as cidades da região serrana do Rio de Janeiro que foram completamente destruidas pela chuvas no início da semana. O grupo, reunido desde quinta-feira, conseguiu enviar, até agora, 21 caminhões carregados de doações. Foram centenas de pessoas ajudando, centenas de doadores de todas as partes da cidade chegando de carro, caminhão, moto, bicicleta ou até mesmo a pé. Pessoas de todas as idades e de todas as classes sociais. Cada um com sua ajuda.

O mais impressionante é que toda a mobilização começou com o Facebook, com a criação da comunidade. A partir daí o que se viu foi um movimento impressionantemente rápido de adesão à iniciativa. A cada momento novas mensagens de pessoas interessadas em ajudar, querendo saber o que era preciso levar. O movimento foi ganhando corpo e hoje, ao final do dia, já eram mais de 3 mil. Absolutamente espetacular.

Este foi um exemplo fantástico de uma Rede Social. Como entrei no início, logo após a formação da comunidade, pude acompanhar as fases iniciais, a adesão crescente das pessoas e a interação entre os membros. 

A seguir, alguns dos principais pontos que observei serem fundamentais para o sucesso de uma Rede como essa:
  1. Objetivo - Fundamental que uma Rede Social tenha um objetivo claro. É importante que este objetivo seja divulgado de forma simples e direta. Aqui, não pode haver dúvida.
  2. Valor Agregado - As pessoas tendem a se mobilizar e aderir a uma comunidade quando percebem que a mesma efetivamente agrega valor. Este é um tema complexo, e que está diretamente ligado com a credibilidade das pessoas que fazem parte da comunidade.
  3. Liderança - Um grupo unido por um objetivo comum precisa de coordenação, de liderança. Pode ser somente uma pessoa ou um grupo. O importante é que estas pessoas tenha credibilidade dentro do grupo, que sejam reconhecidas como líderes.
  4. Comunicação - Uma Rede Social precisa saber o que fazer e o que está acontecendo. Componentes do grupo devem levar informações, em uma frequência adequada, aos seus membros. É quase que uma "prestação de contas" e é fundamental para que todos saibam o que está sendo feito para atingir o objetivo da comunidade.
  5. Engajamento - É a capacidade de mobilizar outras pessoas. Uma comunidade é como um "ser vivo". Ela precisa de intensidade, de vibração. E isto é feito pelos membros da comunidade. É o famoso sentimento de "fazer parte". Uma comunidade onde os membros são ativos ganha força de forma constante. É esse movimento que faz com que a Rede vibre e cresça.
Todos estes fatores foram claramente visíveis no "NossaAjudaSuaCasa". 
  1. Objetivo - ajudar a população da região serrana do Rio de Janeiro... 
  2. Valor Agregado - coletar doações e levar às pessoas necessitadas
  3. Liderança - um grupo de 5 ou 6 pessoas definiam as necessidades, as ações, para onde as doações iriam
  4. Comunicação - várias pessoas do núcleo da Comunidade estavam constantemente colocando "Posts" no Facebook e no Twitter.
  5. Engajamento - Inúmeros membros da comunidade preocupavam-se em divulgar os pedidos de ajuda. A maioria deles era atendido quase que imediatamente. Bastava um post no FB para que em poucos minutos o ítem necessário fosse doado.
O movimento continua durante a semana. Vejam, abaixo, algumas fotos dos resultados práticos desta comunidade fantástica! Um exemplo brilhante de Rede Social e Solidariedade! Parabéns ao "MinhaAjudaSuaCasa"!












PS.: Vejam que legal, a iniciativa foi matéria do Jornal O Globo de hoje, 17 de Janeiro. Está no primeiro caderno, página 19. Foto abaixo...

Segue a notícia veiculada ontem no Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão.



(1) http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=190879817591620&id=100000088082857#!/minhaajudasuacasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário