quarta-feira, 19 de maio de 2010

5 mil reais de multa...

O TSE multou novamente nosso Presidente por campanha antecipada. É a terceira vez. Na primeira vez a multa foi de 5 mil reais. Na segunda, de 10 mil. Agora, novamente, em 5 mil reais.

5 mil reais de multa por campanha eleitoral antecipada. Não entendi... somente 5 mil reais? Nenhuma outra punição? Me parece o mesmo que dar um cartão amarelo para um jogador que faz uma falta para impedir um gol do adversário. O estrago já está feito e, como se diz na giria futebolística, acaba "saindo barato", ou seja, vale a pena fazer a falta e tomar o cartão amarelo.

Não entendo nada de justiça eleitoral mas não me parece nada razoavel multar uma pessoa na posição em que está nosso Presidente em 5 mil reais. Em uma campanha que movimenta centenas de milhões de reais (1), uma multa de 5 mil não vale nada e, da mesma forma que o cartão amarelo, sai muito barato pois o estrago está feito.

Não me parece correto multar somente a "pessoa física" do Presidente. E as outras instituições e partidos que são de alguma forma prejudicados pela campanha antedipada?

O cartão amarelo, pelo menos, tem uma vantagem... dois no mesmo jogo e o jogador é expulso... três, em jogos diferentes, e o jogador fica uma partida fora.

(1) http://clipping.tse.gov.br/noticias/2010/Abr/19/jornal-do-commercio-gastos-de-campanhas-podem

Nenhum comentário:

Postar um comentário