quinta-feira, 4 de março de 2010

Black Pixel Project contra o Aquecimento Global

O GreenPeace lançou um projeto, no meio do ano passado, para auxiliar na redução de consumo de energia e na emissão de CO2. O conceito é simples... centenas de milhões de pessoas usam computadores pessoais no mundo todo e a energia consumida é enorme. Um dos vilões dessa história são os monitores, grandes gastadores de energia. Agora imagine se cada um de nós simplesmente "desligasse" um pedacinho do seu monitor como um pequeno quadrado... A economia total estimada pelo GreenPeace é de aproximadamente 57.000 Watts por hora, para o caso de 1 milhão de pessoas fazerem o mesmo (1).

A conta é simples... cada "black pixel", o quadrado que mencionei acima, tem 50 pixels de lado, ou seja, uma área de 2.500 pixels e consome 0,057 Watts por hora. Ou seja, se uma pessoa "desliga" esse pedaço da tela ela deixa de consumir 0,057 Watts por hora. Se 1 milhão de pessoas fazem o mesmo com seus monitores chegamos aos 57.000 watts por hora. Daí pra frente é só multiplicar... podemos fazer a conta para um dia, para 10 milhões de pessoas, e por aí vai.

Nada como um projeto simples para auxiliar na redução do consumo de energia. Para participar, é só instalar o programinha...

http://www.greenpeaceblackpixel.org

O mais legal de tudo é que o projeto foi desenvolvido aqui mesmo no Brasil, com a participação de um dos centros mais avançados de tecnologia do país, o C.E.S.A.R. (Centro de Estudos Avançados de Recife) e da agência AlmapBBDO (2). Para entender um pouco melhor o projeto consulte (3), em português, ou (4) em inglês.

Vamos participar! Cada um de nós fazendo nossa parte vamos fazer uma enorme diferença.

(1) http://www.greenpeaceblackpixel.org/#/pt/conta
(2) http://www.greenpeace.org/brasil/energia/noticias/black-pixel-contra-o-aquecimen
(3) http://www.youtube.com/watch?v=D5MlLAiW49k
(4) http://www.youtube.com/watch?v=QE_XAo9IHug&feature=channel

Nenhum comentário:

Postar um comentário