quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Caminhando nas Nuvens

Muita coisa boa tem surgido no meio das "nuvens". Mas calma, não estou me referindo à nuvens de tempestade, de chuvas de verão, e sim à grande Nuvem, à Web 2.0. Caminhando entre as nuvens, pesquisando novas soluções e buscando, principalmente, soluções inovadoras, dei de cara com o Glide (1). Trata-se de um projeto extremamente ambicioso, que já vem sendo desenvolvido há alguns anos.

A proposta é a de ser um "ambiente operacional online", independente de plataforma ou dispositivo. Seu objetivo é permitir que você tenha acesso aos seus arquivos, como fotos, músicas, textos, planilhas, etc, de qualquer máquina ou dispositivo rodando qualquer sistema operacional. É um ambiente composto por um conjunto de aplicativos que inclui editor de textos, planilha eletrônica, preparador de apresentações, correio eletrônico, gerenciador de projetos, calendário e muito mais. Ao mesmo tempo, é muito mais do que isso.

Instalei o Glide em minha máquina...

Para utilizar o ambiente é preciso instalar um módulo em seu microcomputador. A instalação é simples e rápida, não ocupando muito espaço. Uma vez instalado, comecei meus testes.

Já que a proposta é a de ser um ponto único de acesso, logo de cara resolvi testar a integração com minha conta de email do Gmail. Nada mais simples... em questão de segundos fiz todas as configurações necessárias e acessei a todos meus emails, pastas e contatos. Aliás, falando de email, um dos recursos mais interessantes é a existência de um filtro do tipo "Parental Control." Com ele, é possível monitorar as contas de emails de seus filhos... (ainda não testei).

Com relação aos arquivos, usando um componente chamado "One", o Glide sincroniza absolutamente o que você quiser e, melhor, ainda permite que você defina níveis de controle de acesso para cada arquivo individualmente. Isso é fantástico quando você pretende, por exemplo, compartilhar um conjunto de arquivos com um grupo de pessoas. Você pode, por exemplo, definir para cada arquivo o que cada pessoa pode fazer! E, por falar em grupos de trabalho, o Glide permite que você crie seus grupos e faça reuniões virtuais. Tudo sem sair do mesmo ambiente.

O ambiente como um todo, tanto a porção instalada quanto a parte web, são fáceis de usar. Minha impressão é a de que ainda é um projeto em desenvolvimento e que muitas melhorias e novas funcionalidades ainda vem pela frente.

O mais impressionante é que a empresa desenvolvedora, chamada TransMedia, é uma pequena empresa, com escritório em Manhatan, e tem apenas 8 funcionários... (2). Definitivamente é uma proposta ambiciosa e uma solução inovadora. Ainda tem estrada pela frente, mas é bom que a Google e outras concorrentes abram bem os olhos. Aliás, não me surpreenderia nada se esta empresa fosse comprada por alguem...

(1) www.glideos.com
(2) http://www.pcworld.com/article/169540/hands_on_glide_adds_new_microblogging_app.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário