quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Sobre Minaretes e Sinos

Um dos grandes desafios da história da humanidade sempre esteve ligado à (in)tolerancia religiosa. De tempos em tempos conflitos diretamente relacionados com a fé eclodem em um ponto ou outro do planeta. Não faltam exemplos.

Pois em pleno século XXI, ao mesmo tempo em que líderes mundias se reunem em Kopenhagen para discutir o clima, eis que surge mais um "conflito", bem alí ao lado, na Suiça. Lá vivem aproximadamente 350 mil muçulmanos que reunem-se, para orar, em cerca de 160 centros religiosos (dentre os quais, muitas mesquitas).

O problema começou quando outras parcelas da população sentiram-se incomodadas quando minaretes começaram a ser construidos. Os minaretes são torres, altas, usadas para convocar os crentes para as 5 orações diárias. No final do mês passado, em referendo, 57% dos eleitores suíços aprovaram a proibição da construção dos minaretes (1).

A ONU, diversos países europeus (2) e o próprio governo suíço manifestaram-se contra a proibição. Mas fica a polêmica...

Pra complicar, agora o presidente francês, Sarkozy, escreve um artigo para um jornal de grande circulação francês, dizendo que quem vem de fora tem que se adaptar e ser discreto...

Só fico imaginando igrejas católicas sem o seu sino, usado para convocar os fiéis... Não acredito em um futuro com progresso e civilidade sem que haja tolerância e respeito às opções individuais como as religiosas, por exemplo.

(1) http://newsforums.bbc.co.uk/ws/pt/thread.jspa?forumID=10532
(2) http://pt.euronews.net/2009/11/30/paises-europeus-criticam-proibicao-de-minaretes-na-suica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário