quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Choque de Civilidade

Final de semana passada fui a praia de Ipanema com meu filho. Um dia de bastante calor mas com muitas nuvens no ceu, trazendo uma forte sensação de abafamento. A falta do sol afastou muitos banhistas. Na praia, ao menor indício de que alguem iria iniciar um "altinho" ou jogar frescobol, guardas municipais se aproximavam e, educadamente, explicavam que a prática não era permitida naquele local, apontando para as áreas onde seria possível jogar. Realmente educados, fazem parte da iniciativa de "choque de ordem" da prefeitura da cidade.

A situação me fez refletir... o "choque de ordem" existe exatamente por falta de civilidade. Se os frequentadores da praia tivessem um mínimo de noção de civilidade ele não seria necessário.

O que realmente precisamos é civilidade. É difícil, pois depende de educação desde criança, tanto na escola quanto dentro de casa. Em vez de investirmos em educação, temos que gastar com repressão. Seja nas praias, seja em clubes, restaurantes, cinemas, em qualquer lugar nota-se a falta de civilidade das pessoas.

É preciso que as autoridades entendam que civilidade é algo que deve fazer parte do currículo escolar. É preciso que as famílias entendam seu papel no processo de formação de cidadãos. Se cada um cumprir sua função teremos mais civilidade, melhores cidadãos e sobrará orçamento público para investimentos com maior retorno para a sociedade como um todo.

A prefeitura do Rio já entendeu que o choque de ordem sozinho não vai produzir resultados de longo prazo e também está investindo desde abril em um "choque de civilidade" (1) e (2). Com direito a cartilha e tudo, a idéia é de educar o povo, efetivamente construindo cidadãos mais completos e uma cidade mais agradável. A tarefa é hercúlea mas merece créditos. Nada de frescobol, altinho, cinto de segurança para todos os passageiros, nada de fumar em determinados locais e nem bicicleta fora da ciclovia na orla.

Este será o primeiro verão da civilidade. É um teste de fogo principalmente para o jeitinho carioca. Uma iniciativa de muito valor. Boa Sorte...

(1) http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/04/14/depois-do-choque-de-ordem-bethlem-anuncia-choque-de-civilidade-755263729.asp
(2) http://vejabrasil.abril.com.br/rio-de-janeiro/editorial/m1656/um-choque-de-civilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário