quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Impressoras Verdes X Automóveis Baratos

Faz pouco tempo recebi um email com o anúncio de uma impressora em promoção. Até aí, tudo bem pois recebo diariamente mensagens com esse tipo de oferta. O que me chamou a atenção foram dois pontos...

Preço

O primeiro foi o preço... era uma impressora colorida de um fornecedor de primeira linha, com alta resolução por inacreditáveis US$ 19,99. Isso mesmo, menos de vinte dólares ou ainda, menos de 40 reais.

O modelo de vendas de impressoras de jato de tinta já é conhecido há vários anos... a impressora é vendida a preço baixo e o cartucho a um preço maior. Ou seja, ao comprarmos uma impressora ficamos "refens" do cartucho do mesmo fornecedor, onde ele obtem uma margem maior. Até aí, tudo bem. Mas "vender" uma impressora por menos de vinte dólares... foi quebrada uma barreira de preço...

Impressora Verde

O segundo ponto que me chamou a atenção foi o aumento da participação no mercado das Impressoras "verdes". Basicamente são impressoras em que boa parte do material utilizado para sua fabricação é reciclável. Não estou falando do material de consumo, e sim do material utilizado em sua fabricação.

Essa á uma nova tendência da indústria, que começou no ano passado. Todos sabemos, ou pelo menos imaginamos, que imprimir é uma atividade bem agressiva ao meio ambiente. O gasto de tinta e de papel é altamente poluente. O ponto aqui é que a fabricação destas máquinas também consome muitos materiais poluentes.

A proposta da indústria é utilizar material reciclável na fabricação delas, além de incorporar normas e padrões internos de uso das impressoras. Com isso, surgiu uma nova categoria de máquinas, as "impressoras verdes". Quer uma definição melhor do que seria uma impressora verde? O site da "Bay Area Green Business Program" (1) pode ajudar. Além disso, também vale uma visita ao site do consultor Joel Malower (2), um especialista que trabalha a mais de vinte anos com o business "green" (2).

No ano passado, a Xerox lançou uma "calculadora" especial, que ajuda uma empresa a definir o quão verde ela é com relação a atividade de impressão (3 e 4).

O mercado de impressoras jato de tinta é um dos mais dinâmicos do segmento de acessórios, movimentando milhões de dólares anualmente.

E os automóveis???

Fico aqui pensando... seria interessante se o mercado de automóveis também seguisse o mesmo modelo utilizado pelos fabricantes de impressoras... No nosso caso, a Petrobras, por exemplo, fabricaria seus automóveis e os venderia por preços bem baixos... mas só poderiamos usar gasolina dela...

(1) http://www.greenbiz.ca.gov/BGPrinter.html
(2) http://www.makower.com/index.html
(3) http://bits.blogs.nytimes.com/2008/03/25/how-green-is-your-printer/
(4) http://www.consulting.xerox.com/flash/thoughtleaders/suscalc/xeroxCalc.html

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