quarta-feira, 22 de julho de 2009

O "Guitar Hero" e a Indústria Fonográfica - 3


Mais sinais sustentam a profunda transformação por que vem passando a indústria fonográfica e, mais importante ainda, evidenciam o cada vez mais nobre papel dos jogos eletrônicos como o Guitar Hero, da Activision. Nota publicada hoje no Globo Online (1 e 2) diz que a franquia do "Rock Band", da MTV, tem o objetivo claro de transformar o game em uma plataforma para distribuição de músicas!

O mais interessante é que eles pretendem que o game seja não apenas para distribuição das gravadoras, mas que permita que qualquer usuário possa disponibilizar músicas de sua autoria para ser comercializada. Para isso, eles pretendem anunciar, até o final do ano, a criação da Rock Band Network, literalmente criando uma nova "comunidade online".

A expectativa é que o volume de músicas submetido cresça para patamares nunca imaginados, potencialmente alterando o mapa atual da indústria. O grande desafio é sair de onde estamos hoje para este novo mundo, onde os próprios usuários terão muito mais liberdade para disponibilizar suas músicas online.

Já são antecipadas disputas jurídicas por direitos autorais, em um mundo completamenet novo...

(1) http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/07/22/rock-band-tera-ferramenta-para-criacao-publicacao-venda-de-musicas-pelo-jogo-756921843.asp

(2) http://www.billboard.biz/bbbiz/content_display/industry/e3i4d0b1b4303c83997ea8bf1f3ea673d95

Nenhum comentário:

Postar um comentário