terça-feira, 30 de junho de 2009

Choque de Gerações no Facebook

Tá bom, entrei no Facebook... pra ser honesto, ainda não sei por que, mas não resisti a tanta mídia sobre o site e, recebendo um convite de um amigo, resolvi entrar pra testar. Aliás, já entrei em tantos sites de relacionamento que as vezes me pergunto "pra que mais um?" ... LinkedIn, Plaxo, MSM, Xing, Orkut (isso mesmo, já tive conta até no Orkut mas deixo logo claro que já sai) e, agora, o Facebook...

Ainda tenho uma longa estrada pela frente pra entender pra que ele realmente serve mas, independente disso, navegando pela Internet em um dos blogs que recomendo, encontrei um post bastante interessante (1). O texto fala sobre a criação de um site (um blog) chamado "My Parents Joined Facebook". Mas o pior ainda está por vir... logo no subtítulo ele diz "Parabéns! Seus pais acabaram de registar-se no Facebook. Sua vida, oficialmente, já era"...

E o curioso é que ele pede a todos aqueles que tenham recebido um convite de seus pais para serem "amigos" no Facebook que enviem um email para eles... como uma forma pública de "protesto".

Ao fazer isso, o site acaba esbarrando em alguns aspectos bem interessantes deste início de século... (i) o choque de gerações entre pais e filhos na Internet e (ii) a disputa por privacidade online.

A nova geração, os "Nativos Digitais", entende que a Internet é um terreno deles... dificilmente aceitam o fato de seus pais também serem "surfistas digitais"... pior ainda quando seus progenitores entram em sites como o Facebook e começam a navegar nos mesmos locais que eles já frequentam... é quase como se os pais também frequentessem os mesmos lugares que eles vão junto com amigos para se divertir, à noite ou em um final de semana. E, convenhamos, (quase) ninguem quer a companhia dos pais numa balada.

O segundo aspecto é ainda mais interessante. Quando os pais passam a frequentar o Facebook e convidam os filhos para serem seus "amigos", na prática passam, na visão dos filhos, a "invadir" sua privacidade... ou seja, tudo aquilo que é feito na Internet, e que é público por natureza, passa a ser do conhecimento dos pais... uma senhora falta de privacidade. Apesar de serem informações publicadas, em tese o entendimento é que não deveriam ser acessadas pelos seus pais, mas somente por "sua tribo".

A discussão é complexa e tem várias dimensões. O site é, no mínimo, divertido, e reflete como poucos o choque de gerações entre os Nativos Digitais os "pré Internet"... Até o momento, não há vencedores. O fato é que abriu-se uma nova fronteira nesta "guerra de gerações", uma fronteira digital. Afinal, será que estes sites são também para "os mais velhos"? (2)

Ops, já ia me esquecendo... logo no início do site os seus criadores, Jeanne e Erika, deixam claro que amam seus pais. Ah, bem!

lol

(1) http://blogs.law.harvard.edu/digitalnatives/2009/05/18/my-parents-joined-facebook-personalized-clubhouses-and-divergent-social-norms-online/
(2) http://www.zephoria.org/thoughts/archives/2009/05/18/is_facebook_for.html

Um comentário:

  1. Um dos motivos que o Orkut deixou de ser usado por muita gente se deve ao fato da "invasão" da molecada, um claro choque de gerações. Eu ainda participo do ORKUT por causa de uma comunidade de ex-alunos da escola, na qual há moderação e somente aceita membros que foram estudantes nos anos oitenta.

    ResponderExcluir