segunda-feira, 25 de maio de 2009

O "Guitar Hero" e a Indústria Fonográfica


Algumas indústrias são mais dinâmicas do que outras... Assim como alguns mercados também o são. A indústria do Petróleo, por exemplo, é extremamente lenta quando falamos em termos de transformação... só recentemente empresas do setor tem se reposicionado como empresas de Energia, e não somente de fornecimento de óleo e seus derivados. A Petrobras é um bom exemplo. Outros segmentos, como o da telefonia, eletrônica e entretenimento, são extremamente dinâmicos e sofrem transformações constantemente. A indústria fonográfica é uma das que tem sofrido transformações mais radicais nos últimos 20 ou 30 anos, com um ritmo mais acelerado nos últimos 5 anos.

As transformações por que vem passando a indústria fonográfica são extremamente radicais. Desde os tempos do disco de vinil, menos de 15 ou 20 anos atrás, até a criação de formatos digitais que adotam por base o popular algorítmo de compressão MP3 (1) muita coisa vem mudando. Lojas especializadas na venda de discos, CDs e DVDs estão sofrendo um forte impacto e a maioria está simplesmente fechando... basta ver o caso das mega-lojas Virgin nos EUA que anunciaram, em março, o encerramento dos negócios (2).

Neste cenário turbulento e confuso, eis que surge um novo componente que pode dar um folego diferenciado para a indústria fonográfica... e vem de um segmento tão dinâmico quanto... o de entretenimento, mais precisamente o de jogos eletrônicos. O "Guitar Hero", disponível para várias plataformas, tem atingido vendas absolutamente inacreditáveis... e, o mais interessante, tem impactado diretamente nas vendas de álbuns das bandas que nele "colocaram" músicas.

Recentemente fui a uma festa de um pré-adolescente (11 anos) cujo tema foi "Guitar Hero"... e o que mais me impressionou foi que boa parte das crianças conhecia músicas de bandas das décadas de 90, 80, 70 e 60... Meu ponto aqui é que em condições "normais", ou seja, sem o "Guitar Hero", eu não acredito que pré-adolescentes naquela quantidade tivessem conhecimento de músicas do Kiss, Aerosmith, Black Sabbath e outros mais... talvez seus pais, mas não eles... e, mesmo assim, nem todos os pais...

Para se ter uma idéia do impacto que o "Guitar Hero" vem provocando na indústria fonográfica e de jogos eletrônicos, vejam só os pontos abaixo (mais detalhes em 3):
  1. O GH foi o primeiro jogo eletrônico individual a superar a marca de US$ 1 Bilhão em vendas... isso mesmo, um bilhão de dólares em vendas... dados referentes final do ano passado. Mais recentemente foi anunciado que atingiu a US$ 2 bilhões em vendas.

  2. Quando um artista ou banda tem sua música incluida no GH, ele experimenta um aumento nos downloads que varia entre 15% e incríveis 843%...

  3. Considerando somente sua primeira semana de vendas, a edição especial "GH: Aerosmith" vendeu simplesmente três vezes mais do que a banda vendeu em seu último álbum de estúdio
E a sequência de conquistas deste jogo segue em uma interminável fila de recordes... puxando a indústria fonográfica junto, seja com downloads, venda de álbuns, venda de tickets para shows, venda de instrumentos, etc.

Não acredito que o Guitar Hero, ou outras franquias similares, possa trazer de volta a indústria fonográfica como a conheciamos, com suas lojas, álbuns, etc. Definitivamente, existe uma transformação em curso que vai dar uma "nova cara" ao mercado de álbuns e música em geral. Meu ponto aqui é que o "Guitar Hero" está tendo um papel fundamental no desenho do futuro desta indústria.

Com o sucesso já obtido até o momento, seguramente, agora, temos uma verdadeira fila de bandas querendo ter suas músicas incluídas nas próximas edições do jogo... Para este ano já estão programados os lançamentos de edições especiais para o Metallica (4) e para o Van Halen (5).

Quanto tempo ainda vai demorar para termos bandas brasileiras no GH?

(1) http://pt.wikipedia.org/wiki/MP3
(2) http://www.azcentral.com/thingstodo/music/articles/2009/03/16/20090316virginclosing.html
(3) http://www.gamecyte.com/ces-2009-guitar-hero-3-first-game-to-sell-1-billion-and-other-guitar-hero-statistics
(4) http://www.gamercenteronline.net/2009/01/15/guitar-hero-metallica-rocks-out-in-march/
(5) http://www.gamercenteronline.net/2009/05/07/guitar-hero-van-halen-confirmed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário