segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A Era do Browser 2.0

Faz pouco tempo, assisti a uma apresentação de um executivo da Google. Ele disse adotar o "Modelo da Macarronada" para desenvolvimento de novos produtos. Obviamente ninguem entendeu o que ele queria dizer e, logo em seguida, ele explicou... "é como cozinhar macarrão... para ver se está bom, pega-se um pouco e joga-se na parede. Se colar, está bom...". Como não sou especialista em cozinha, confesso que fiquei surpreso em conhecer esta apurada técnica gastronômica... mas entendi a mensagem.

O ponto dele é o seguinte... A idéia é que todos na empresa podem "inovar". Se vai dar certo ou não, se vai "colar" ou não, é outra história. O exemplo que ele deu foi o do "Google Mars". A idéia parecia brilhante (?) e por isso foi colocado em "beta" público... mas não deu certo... O problema é que é comum se ter interesse em buscar um endereço... mas na terra! e não em Marte. Não deu certo, ou seja, pelo Modelo da Macarronada, não colou, e foi retirado de "produção".

Google Chrome

Agora eles vem com um novo navegador, o Chrome. Aparentemente, ele é realmente muito mais rápido do que o Internet Explorer e o Firefox. E, principalmente, Inovador em muitos aspectos. Neste momento, o Chrome é o browser mais bem posicionado nesta nova fronteira da Web 2.0. Não pretendo fazer, aqui, mais uma avaliação sobre o produto.

Meu ponto é outro... Creio que, muito mais do que o lançamento de um novo produto, estamos assistindo a mais um sinal da derrocada do Desktop como o conhecemos... do final da época das aplicações de Desktop... da confirmação que estamos assistindo ao início de uma época onde software vai, cada vez mais, ser entregue como serviço (Software as a Service)... atraves de browsers como o Chrone!

A Era do Gelo

Assim como a Era do Gelo foi um divisor na história do Planeta Terra, os navegadores (browsers) serão divisores na história recente da TI. Entre o lançamento do primeiro browser e o dia de hoje se passaram quase 20 anos... A entrada da Google neste segmento só vem a confirmar que este modelo está realmente mudando e atingindo um nível de maturidade sem precedentes.

A entrega de software pela Internet passa pelo browser e, quem tiver a melhor ferramenta vai dominar este mercado... Aliás, neste segmento, é notável o declínio do Internet Explorer... para quem já teve quase 100% de domínio de mercado, aparecer hoje com 60% é muito pouco...

Uma nova era está iniciando no mundo de TI, a Era do Browser. Não do browser como o conhecemos e que usamos para navegar ou ler emails, mas do browser como uma plataforma para entregar aplicações. O Chrome está se posicionando como "o" browser para o mundo da Web 2.0, diferentemente do Internet Explorer e do Firefox. Ele chega ao mercado em um momento crítico, onde diversas empresas vem fazendo um esforço para se posicionar no mundo de SaaS. Além das já tradicionais, como a Salesforce, a IBM e outras mais vem investindo fortunas no desenvolvimento deste modelo de entrega de software. A IBM já tem ofertas de software neste formato, como o Sametime Unyte, e tem em seu roadmap o lançamento do BlueHouse para o início de 2009. Tudo para ser entregue via browsers.

Convergindo

Além de servir de canal para a entrega dos serviços de um software, a proposta do Chrome é de se transformar no "unificador" das mais diversas plataformas, sejam microcomputadores, telefones celulares ou aparelhos de televisão. Ele vai ter um papel fundamental neste nova fase, representando a Convergência das mais diversas plataformas hoje disponíveis.

Seguramente, nos próximos anos assistiremos a uma avalanche de novas soluções sendo entregues pela Internet, utilizando como plataforma de entrega os browsers.

A Google, um ícone nos últimos 10 anos na história de TI, busca se posicionar nesta nova era, ao lado de outros pesos pesados... a MS, que já está neste terreno há muitos anos, que se cuide...

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