quarta-feira, 18 de junho de 2008

Yahoo! - O último que sair que apague a luz...

Um movimento significativo de pedidos de afastamento da Yahoo! vem acontecendo nos últimos meses e se intensificou bastante depois que a empresa rejeitou a aquisição pela MS. Movimento esperado? Aparentemente não. O fato é que diversos altos executivos já se afastarem e muitos outros estão pedindo demissão da empresa (1, 2 e 3).

O principal impacto deste movimento é que as "cabeças pensantes" da Yahoo! estão, pouco a pouco, indo embora e levando junto muito conhecimento... conhecimento este que, na prática, reflete o valor da empresa... dependendo da intensidade desta onda de afastamentos, o valor real da empresa pode cair muito.

Nos últimos meses, depois de ter se mantido a duras penas por volta dos US$ 30, as ações da Yahoo! cairam novamente para valores próximos aos US$ 20,00. E podem cair ainda mais... (4)

Interessante notar a relação deste assunto com a questão de Social Networks. Um dos pontos apresentados como vantagem das Redes Sociais é exatamente a Gestão de Conhecimento, (5) ou seja, a capacidade de uma empresa de conhecer seus pontos fortes e fracos e de "manter" o conhecimento na empresa, independente das pessoas.

(1) http://blog.wired.com/business/2008/06/flickr-founders.html
(2) http://battellemedia.com/archives/004502.php
(3) http://www.businessweek.com/ap/financialnews/D91CNDPO0.htm
(4) http://finance.google.com/finance?chdnp=1&chdd=1&chds=1&chdv=1&chvs=maximized&chdeh=0&chdet=1213837717562&chddm=1173&q=NASDAQ:YHOO&
(5) http://fgfmendes.blogspot.com/2008/05/social-networks-2-viso-do-fornecedor.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário