segunda-feira, 9 de junho de 2008

Brincando de Deus

Não, não estou falando da atual discussão no Brasil com relação ao uso ou não de embriões para pesquisas científicas. Estou falando da NASA... A NASA, agência espacial americana, acaba de enviar mais uma sonda ao Planeta Marte, a sonda Phoenix. A idéia é pesquisar vida no Planeta Vermelho mais especificamente a possibilidade de encontrar água. O problema é que até agora não se encontrou absolutamente nada que prove a existência de vida por lá... daí surgiu uma das idéias mais bizarras da história da humanidade...criar vida em Marte.
O projeto vai custar aos cofres americanos a bagatela de 350 bilhões de dólares, 25 anos de pesquisas e está sendo tratado de forma confidencial. Informações que vazaram na última semana (sim, lá informações também vazam) dão conta de que apenas 4 pessoas sabem (sabiam) do projeto, dentre elas o senhor presidente dos EUA, o diretor de pesquisas da NASA e dois cientistas do Centro Ames de Investigações da NASA, alocados especialmente ao projeto.
A sonda chegou à Marte nos últimos dias de maio. Foi direcionada para a zona setentrional do Planeta, onde foram encontrados indícios de gelo sob a superfície em 2002, quando a sonda Mars Explorer tirou várias fotos e analisou a superficie do planeta. Ela possui uma escavadora que pretende perfurar o solo de marte e, pelo menos oficialmente, recolher amostras de rochas. As amostras coletadas serão colocadas em um “forno”, chamado TEGA, que as submeterá a temperaturas de até 1.000 gráus centígrados para analisar os vapores emitidos.
Até aí é a parte oficial do projeto. A mesma sonda, no entanto, também carrega uma cápsula absolutamente ermética contendo bactérias. Ao furar o solo de Marte, a sonda também vai retirar uma amostra do gelo, derretê-lo no “forno”, inserir as bactérias no líquido gerado e reintroduzir a amostra no solo do Planeta Vermelho. Quase que uma "inseminação artificial"!
As evidências de água em Marte são grandes. O problema é que elas apontam para uma água extremamente salobra, o que torna a probabilidade de vida quase nula. Apenas para se ter uma idéia, sabe-se que as bactérias estão entre as primeiras formas de vida na Terra. Sabe-se também, no entanto, que a vida evoluiu daquelas que existiam em condições mais amenas. Bactérias que viviam em ambientes extremamente inóstpitos, como por exemplo em águas com alta salinidade, não foram as responsáveis por gerar a vida como a conhecemos hoje na terra.
As bactérias enviadas para o Planeta Vermelho foram especialmente desenvolvidas em laboratório, criadas em ambientes equivalentes ao do solo de Marte. Isso pode ser um ponto positivo e tornar viável a vida em Marte. Sabe-se, ainda, que o projeto prevê uma segunda fase, que deve iniciar em 2010, onde se pretende transformar as bactérias em formas mais sofisticadas de vida. A idéia bizarra da NASA é criar seres multi-celulares que possam crescer e se reproduzir em Marte... ou seja, criar Marcianos!
Se as formas de vida ora inseridas em Marte vão prosseguir em um lento processo de evolução e se transformar em formas de vida inteligentes é muito cedo para se dizer. Informações dão conta de que só será possível chegar a uma conclusão em aproximadamente 250 anos. Ou seja, estamos tentando “abreviar” a evolução de centenas de milhões de anos de Darwin para apenas duas centenas de anos...
Literalmente, estamos Brincando de Deus, tentando criar vida em um Planeta. O resultado da briga aqui do lado para manipular embriões pode, um dia, ser usado para povoar Marte.
Já que uma cadela foi um dia sacrificada ao ser enviada ao espaço, batizada de Laika, e em troca a atribuimos o título de primeiro organismo vivo a ir para o espaço, agora poderemos batizar esta bactéria de Eva.. ou de Adão... afinal, bactéria tem sexo?
Verdade?
Até que ponto a informação postada em blogs é verdadeira??? Neste caso, por exemplo, simplesmente misturei fatos reais com imaginação... é claro que nosso poder de crítica consegue separar o que é verdade do que é fição ou, pelo menos, algumas partes. E em outros milhares de posts em centenas de milhares de blogs por aí afora? Será que podemos acreditar em tudo? Nada fácil...
O conceito de publicação livre de blogs tem este compomente. Qualquer um pode publicar o que quiser e, teoricamente, o ambiente é "auto-gerenciavel". Mas será que é mesmo? Wikis, outro tipo de site muito comum no mundo Web 2.0, como o WikiPedia, por exemplo, são abertos para contribuições... Em tese, qualquer um pode incluir verbetes, comentários, etc.
Afinal, podemos ou não acreditar em tudo o que está na Internet?

Nenhum comentário:

Postar um comentário