domingo, 25 de maio de 2008

Social Networks 2 - A Visão do Fornecedor

Este é o segundo post da série de 3 analisando por diversas óticas o tema "Social Networks". Este post aborda a visão de um fornecedor de tecnologia. O primeiro foi publicado em 7 de maio (1)

O conceito de Social Networks, em termos corporativos, está diretamente relacionado com:
  1. Gestão de Conhecimento
  2. Colaboração
  3. Inovação
Gestão de Conhecimento

Há aproximadamente 15 anos o Chase Manhattam, famosa instituição norte-americana, enfrentava um grande desafio. Um número crescente de antigos funcionários entrava em idade de aposentadoria e deixavam a empresa. Junto com eles, todo um conhecimento armazenado por décadas ia embora. Alguns passariam a se dedicar a pescarias, viagens e outros hobbies. Outros, porém, continuariam de alguma forma no mercado e podiam levar informações e idéias para concorrentes. Grande desafio...

Uma das táticas adotadas pelo banco foi a de literalmente pagar para seus funcionários para que eles registrassem seus conhecimentos antes de sair. Acabou virando case de Gestão de Conhecimento, citado em qualquer MBA que se preze.

E despertou grande atenção ao tema... Gestão de Conhecimento passou a ser um tema cada vez mais importante em grandes empresas. Diversos pesquisadores passaram a se dedicar ao tema e a técnicas, metodologias e sistemas que pudessem documentar ou registrar conhecimento.

Pois uma das propostas de Social Networks é exatamente a de criar um ambiente onde conhecimentos possam ser registrados e documentados "para sempre". O interessante é que as pessoas tem um relacionamento diferente com as Redes Sociais e, por natureza, uma tendência a desejarem "fazer parte da rede" e, conseqüentemente, a registrar as informações.

Se isso vai garantir ou não que serão bem usados no futuro isso é outra história mas, de qualquer forma, já não seria necessário pagar para o registro das informações.

Colaboração

As pessoas simplesmente não colaboram sem que se conheçam... será que isto é verdade? Aparentemente sim. Estudos recentes mostram que pode até haver troca de informações entre pessoas envolvidas em um projeto ou estudo, mesmo morando em cidades ou países distintos. No entanto, para Colaborar a história é bem diferente... É preciso confiança, sentimento de compartilhar um objetivo comum.

Novamente entra em cena o conceito de "Social Networks". A idéia é que ela cria um ambiente onde pessoas podem literalmente se conhecer. Um dos principais componentes de uma rede social é o espaço onde os integrantes podem colocar informações sobre eles mesmos, também conhecido como Profile. E a idéia é não limitar as informações lá registradas a somente àquelas relacionadas com o ambiente profissional... as pessoas são incentivadas a incluir detalhes sobre seus hobbies, filmes preferidos, etc.

Na IBM, por exemplo, este profile é conhecido por BluePages. Ali podem ser encontradas as mais variadas informações sobre cada pessoa... dados profissionais, histórico acadêmico, hobbies, línguas faladas, interesses, etc... é possível encontrar as informações mais diversas sobre cada IBMista no mundo todo. E, com uma pesquisa simples e poderosa, podemos em questão de segundos estar em contato com uma pessoa do outro lado do mundo que tenha o conhecimento que desejamos.

A partir daí, podem ser criadas comunidades (Communities) de interesse ou de prática. E temos um ambiente perfeito para colaboração, para times de projetos ou simplesmente para profissionais que compartilham algum interesse comum.

Inovação

Com a globalização cresceu a competição entre empresas no mundo todo... enquanto há cinqüenta anos seu grande concorrente estava no mesmo quarteirão, bairro ou cidade, hoje seu grande concorrente pode muito bem estar em um estado pouco conhecido dos Estados Unidos, em um país do Leste Europeu ou no Japão. Isso mudou a dinâmica do mercado mundial e empurrou empresas para o fenômeno da diferenciação. Sem ela, a empresa acaba se perdendo no mercado e morrendo. Surgiu uma demanda sem precedentes por Inovação, cada vez em um tempo menor, é claro.

Pois um dos resultados mais esperados da Colaboração oferecida pelas Social Networks é exatamente a Inovação, em uma velocidade nunca antes possível. O crescimento do número de comunidades e da possibilidade de colaboração abriu um novo universo para colaboração.

Na Google, por exemplo, uma das empresas mais dinâmicas da atualidade, existe um conceito no mínimo interessante para o desenvolvimento de novos produtos... Assistindo a uma palestra deles, fui apresentado ao modelo da "Macarronada". É simples... lá todos podem, devem e são incentivados a colaborar e dar idéias para novos produtos... os "produtos" vão sendo desenvolvidos e até mesmo colocados em "produção" na Web... usualmente em versão Beta, com um número "zero ponto alguma coisa" (uma das principais características da Web 2.0). Se for bem aceito pela comunidade da Internet, segue sua vida. Se não for bem aceito, o projeto é abandonado ou arquivado. Mas o que isso tem a ver com Macarrão? Simples... para ver se o macarrão está bom, pode-se jogá-lo contra a parede. Se "colar" está bom... a idéia é a mesma. Ou seja, colaboração para inovação "na veia".

A IBM usa um modelo similar já há alguns anos, os famosos "Jams". Jams são sessões abertas para colaboração para todos os funcionários da IBM no mundo... sua característica principal é que tem data e hora para iniciar e terminar. Centenas de milhares de idéias são apresentadas, discutidas e avaliadas. Muitas delas acabam se transformando em produtos e chegam ao mercado.

Tentando concluir...

Fornecedores de componentes para Social Networks já existem há algum tempo. Poucos hoje tem uma oferta realmente integrada e abrangente. Muitos estão simplesmente "costurando" produtos para tentar não perder o trem... risco alto para os clientes, objetivo do próximo post ainda a ser publicado.

Social Networks misturam conceitos antigos com tecnologia e conhecimentos novos. Dentre os principais fornecedores, a IBM hoje tem um lugar de destaque por ser a única que efetivamente já tem sua plataforma em uso há bastante tempo dentro de casa e com sucesso. Mais ainda, totalmente integrada e efetivamente usada por mais de 300 mil funcionários no mundo todo. Foi e continua a ser um dos maiores programas "Beta Teste" do mundo.

Isso, hoje, é uma grande diferença...

(1) http://fgfmendes.blogspot.com/2008/05/social-networks-1-uma-viso-leiga.html

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