quinta-feira, 1 de maio de 2008

Gráu de Investimento - Momento Mágico?

Afinal a comunidade financeira internacional vê o Brasil como um lugar com menos risco para investimentos. Um dos principais resultados práticos desta classificação é que hoje somos um local onde grandes "fundos de investimentos" podem fazer suas apostas. Isso está em seus regulamentos... não podem investir em economias de risco. E eles tem muito, mas muito dinheiro para investir.

E o que isso significa para nós?

1) Apreciação do Real

Em primeiro lugar, a tendência é que vão entrar mais dólares no Brasil. Isso significa que o dólar pode baixar mais, provavelmente para menos de 1,50. Não será nenhum exagero se isso acontecer antes de 30 de setembro. É claro que podemos ter mais problemas de competitividade em exportações, mas que o dólar deve baixar, isso é certo.

2) Aumento dos Investimentos Internacionais no Brasil

É bem provável que sejamos testemunhas de um aumento significativo dos investimentos e empréstimos estrangeiros ao Brasil, além de uma mudança em seu perfil. Hoje, primeiro de maio, já surgiu o primeiro sinal... o Bird liberou o primeiro de uma série de empréstimos inéditos ao Brasil... e logo de cara é o maior empréstimo já feito, de US$ 1.6 Bilhão (a previsão para o total de empréstimos nos próximos 4 anos, incluindo este, é de US$ 7 bi), e o primeiro que não é feito diretamente ao Governo Federal. Pela primeira vez o empréstimo é feito aos estados (Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal são os principais beneficiados desta vez).

3) Aumento do deficit da balança comercial

Isso é bom para quem viaja, para quem investe lá fora, etc... ruim para os exportadores que vão ver seus produtos menos competitivos no mercado internacional. Um verdadeiro choque de realidade que vai demandar um choque de produtividade. Caso contrário, vamos ver nosso deficit da balança comercial aumentar muito durante o resto do ano. Essa deve ser a segunda grande consequência do Gráu de Investimentos... um deficit crescente na balança comercial do Brasil. Isso acontecendo, o governo vai ter que tomar algumas medidas para aumentar nossa competitividade, como redução de alguns impostos, incentivos a exportação, etc.

4) Valorização dos mercados de ações

Um terceiro reflexo vai ser uma valorização, pelo menos em um primeiro momento, dos índices dos mercado de ações. É natural que haja essa valorização dos índices de mercado. Bastante razoável que o Ibovespa chegue, antes de 30 de setembro, aos 80 mil pontos (no dia 30 de abril, fechou em quase 68 mil pontos). Não existe racional para a bolsa, que é especulação pura.

Alguns papéis, que estão em níveis muito baixos, devem valorizar-se bastante nos próximos meses... para citar alguns... (entre parenteses, primeiro o código da ação, depois o valor em 30 de abril e, por último, meu target para 30 de setembro). O da Petrobras (Petr3, 50,60, 60,00), Bovespa (Bovh3, 24,90, 35,00), Bolsa de Futuros (Bmef3, 16,60, 25,00), Camargo Correa Desenvolvimento Imobiliário (Ccim3, 8,00, 11,00) e Bradesco (Bbdc4, 38,20, 45,00). Se isso vai acontecer ou não é uma grande incógnita. O mercado de ações é pura emoção, nada de razão... Os valores "alvo" acima mencionados são mera especulação da minha parte... eu mesmo vou me cobrar mais tarde destes "chutes".

Mas que é uma boa aposta isso é... As próximas semanas vão ser divertidas... É a primeira vez na história que isso acontece com o Brasil e os resultados ainda são imprevisíveis.

Segundo nosso presidente, estamos vivendo um "momento mágico"... será? Será que saberemos aproveitar esse momento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário