domingo, 13 de abril de 2008

Morar ou Viver no Rio?

Quinta-feira, 10 de abril, 7 da manhã, Ipanema, a uns cem metros do Posto 10. Promessa de um dia de sol forte, típico desta estação pós-verão, quando os dias já estao um pouco mais curtos e com uma temperatura mais amena. Aproveito para repassar a agenda do dia, com um call marcado logo para o início da manhã e uma reunião logo após o almoço, dando continuidade a uma outra que participei recentemente em São Paulo. Foi quando me veio à lembrança um comentário feito naquela reunião...

Faz umas duas semanas e eu estava em São Paulo para uma reunião de trabalho. Na mesma reunião, dentre as 7 pessoas, 5 eram ex-cariocas. Até aí, tudo bem... não sei se já repararam a quantidade de cariocas que mora em São Paulo... O que me fez pensar foi um comentário de um dos ex-cariocas... "aqui tenho uma vida muito melhor do que no Rio... posso sair com segurança, ir ao cinema, ao shopping, sem medo".

Voltando a Ipanema... Nesse momento, olhei ao redor. O sol já subia alto no horizonte dando cor ao dia. Vi o mar, calmo e de um azul quase transparente. Paro em um quiosque e peço uma água de côco. Já são muitas as pessoas que andam pelo calcadão. Pois neste momento cheguei a uma conclusão até mesmo meio óbvia... existe uma diferença muito grande entre "morar" e "viver" (n)o Rio de Janeiro. Explico...

O Rio de Janeiro é uma Grande Cidade. E digo "Grande", com letra maiúscula mesmo, em todos os possíveis sentidos... sejam eles geográficos, demográficos, problemas, etc... é uma grande cidade para se viver, para se trabalhar e para curtir a vida naquilo que ela tem para oferecer de melhor.

Viver no Rio significa aproveitar o que a cidade tem para oferecer de melhor, como ir à praia em Ipanema, no Leblon, no Pepe ou na Reserva ou em uma outra qualquer que não seja Copacabana. Significa sair da praia e tomar um chopp em um dos novos "botecos chiques" ou em um pé-sujo qualquer. Significa sair à noite de bermuda mesmo, sem se preocupar com a roupa. Significa dar uma volta na Lagoa ou uma caminhada domingo pela manhã em Ipanema. Ir a um jogo no Maracanã, fazer um pique-nique na Quinta da Boa Vista, pedalar pela orla, passear pela Pista Claudio Coutinho, na Urca e muitos outros programas... São tantas as atitudes e possibilidades de quem Vive no Rio que a diferença é muito grande.

Morar no Rio é bom, muito bom... mas Viver no Rio é muito diferente, é muito melhor! Quem efetivamente Vive no Rio, quando se muda, sente a perda... seja para São Paulo ou para qualquer outra cidade, no Brasil ou no exterior... e olha que temos outras cidades maravilhosas aqui mesmo no Brasil.

Meu ponto é que a maioria absoluta, se não todos, os cariocas que se mudam para São Paulo e passam a elogiar nossa cidade irmã como o "paraíso" quando comparado com o Rio, simplesmente moravam no Rio... eles não viviam (n)o Rio. E existe uma diferença enorme entre os dois verbos. Para se ter uma idéia melhor, e talvez melhor compreendida pelos Paulistas nos dias atuais de recordes seguidos de congestionamento, até mesmo estar em um engarrafamento no Rio é melhor... eu, quando vou para o trabalho, em alguns dias pego um trânsito muito grande na Avenida Atlântica... é "muito desgastante"...

Existem milhares de lugares onde você pode "morar" no Rio e, mesmo assim, não Viver no Rio...

"Savoir Vivre", expressão que ficou famosa por expressar o modo de vida do Parisiense ou do Francês em geral, talvez seja uma boa forma de entender a diferença entre Morar no Rio ou de Viver no Rio de Janeiro. Afinal, em quantas cidades no mundo as pessoas se juntam, em um final de tarde no Verão, para aplaudir o por do sol?

Enfim, sei que esse é um assunto polêmico, uma discussão sem propósito... meu objetivo é somente o de registrar o ponto e não de criar polêmica... limitei a discussão ao Rio e a São Paulo somente devido ao motivador principal, que foi o comentário feito naquela reunião... afinal, Viver (com letra maiúscula) em São Paulo também deve ser muito bom!

PS.: Graças ao meu amigo Geilson, agora já sei que a "galera" também aplaude o por-do-sol no Porto da Barra, em Salvador. Obrigado, Geilson!

22 comentários:

  1. Flávio,

    Muito inspirado o seu post e o seu amor sincero pela sua cidade. Concordo com o seu ponto de vista e respondo que, sim, Viver (em maiúsculas) em São Paulo também é muito bom. Veja os meus posts para ver algumas sugestões do que fazer na minha amada Sampa!

    Um grande abraço,
    Sena

    ResponderExcluir
  2. Flávio,

    Morar no Rio é realmente maravilhoso! Mas Viver com você no Rio de Janeiro é realmente sensacional!
    Lindo o seu post! Parabéns!
    Te amo!
    Dani

    ResponderExcluir
  3. Lendo suas impressões, e lembrando inumeros outros comentarios sobre o assunto, começo a acreditar que nós cariocas estamos:

    1) buscando razões que justifiquem e/ou valorizem a escolha da cidade diante do exodo e experiencias de conhecidos para fora

    2) ansiosos com a mudanca no perfil do trabalho na cidade que essencialmente oferta oportunidades em empresas publicas, com remuneracao mediana, e que eventualmente atingira os remanescentes que deverao justificar suas escolhas do item 1

    3) preocupados com a falta de dinamismo economico e um plano de desenvolvimento de novos negocios consistentes para este nicho de executivos privados, antecipando dias piores


    Acredito que precismos nos engajar ativamente na geracao e administracao de entidades representativas da nossa categoria (Firjan, Ass.Comercial, etc) para estimular a terceirizacao de politicas de desenvolvimento caso contrario, cedo ou tarde, viveremos desta diaspora.

    Minha intencao inicial nao era dissertar sobre seu comentario, mas nao resisti, sendo eu proprio um exilado saudoso de morar e viver numa cidade tao interessante quanto o Rio.

    Um forte abraco,
    Marcelo Haddad

    ResponderExcluir
  4. Flavio, adorei o seu blog!Concordo plenamente que carioca que gosta de morar ou viver em Sao Paulo nunca viveu no Rio.
    Carminha

    ResponderExcluir
  5. Viver em São Paulo seria muito bom, não fosse o trânsito; viver no Rio de Janeiro deveria ser maravilhoso, não fosse a violência; assim, pra conciliar as diferenças, o melhor lugar deve ser a ponte aérea !

    ResponderExcluir
  6. Flavio, adorei o seu blog. PARABÉNS! Sou também uma Carioca que mora em SP, mas não me considero uma ex-Carioca. Quem é Carioca vai ser Carioca pra sempre ! E você tem toda razão em outro ponto...Viver em SP é realmente diferente de Morar em SP. Estou aprendendo a admirar SP também, pois afinal cada cidade tem coisas admiráveis que temos que buscar conhecer para enriquecer a experiência da vida. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Flávio,
    Parábens por suas sábias palavras. E permita-me complementar que saber viver no Rio, são para as pessoas que vivem cada minuto como se fosse o último. Que amam tudo o que fazem, amam cada minuto, cada pessoa, cada ser. Sabem quais "pegadas" (marcas de vida)querem deixar na estória de suas vidas, e assim se tornarem um pouco imortais ao serem lembradas e até celebradas por estas "marcas".
    Abraços,
    AndreMC.

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo, muito bem colocado o comentario sobre, a diferença, entre morar e viver! Infelismente, tem muita gente que só vive, não desfruta nada ao seu redor, nem enxerga. Eu já vivi no Rio acho lindissimo! Já vivi em cuase todos os estados brasileiros. Hoje vivo em SP,e estou vivendo mesmo! Adoro esta cidade! Nasci em Porto Alegre, e la também aplaudimos o por do sol. Eu vou aplaudir no gasometro, tomando um belo chimarrão! :-)

    ResponderExcluir
  9. Querido Flavio,

    Encantador o seu post! Tenho 25 anos, moro em Campinas e sou muito, mas muito apaixonada pelo Rio de Janeiro...desde criancinha, tenho este fascinio inexplicável e sem "razão", paixão, admiração por esta cidade. No ano passado, concretizei o sonho e passei minhas férias aí, sozinha, curtindo e descobrinho a cidade e me encantando mais ainda após, finalmente, sentí-la.
    Acontece que hoje, estou em um trabalho novo que me permite a transferência...e desde que eu assumi este novo posto, eu não páro de pensar um só minuto em me mudar p/ o Rio! E na maior parte das vezes que externo isso, recebo opiniões desmotivadoras...pessoas me dizendo que morar no Rio, ao contrário da minha opinião, é muito diferente de passar as férias no Rio, e que não desfrutarei da cidade trabalhando nela...mas eu, como grande amante, admiradora e defensora do Rio, continuo firme no meu propósito e encontrei este teu post justamente porque, agora, digitei no google "morar no Rio" para começar a vislumbrar a efetivação deste sonho.

    Então gostaria de manifestar que ler o seu post reforçou ainda mais o que eu sinto quando me imagino morando no Rio, que não se trata de mera ilusão de alguém apaixonado por um lugar...rs

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  10. Caro Flávio,

    Eu sou carioca, profissional de turismo.
    Eu morei em Sampa por 2 anos e hoje eu não consigo fazer comparações entre as qualidades de vida que cada uma cidade nos oferece. São cidade distintas. Cada uma com sua vocação; O Rio é uma ciadade com vocação turistica, uma das mais belas do mundo. E se eu fosse comparar ? Talvez comparasse com Salvador, Recife, Bogotá? Você é um privilegiado morando na bela Ipanema. Um estrangeiro diria o mesmo.
    São Paulo é uma cidade cosmopolita, uma super megalópolis complicada e com vocação capitalista. Eu acredito que os cariocas que você encontrou em Sampa ficaram encantados com a qualidade dos serviços, a qualidade de atendimento e o "comprometimento". O trabalho lá é levado muito a sério. E Sampa eu só consigo comparar com NY, Londres, Tokio? Os paulistanos podem não saber o que é savoir-vivre, mas com certeza sabem o que é savoir-faire. E hoje quando penso em diversão, cultura? penso em Sampa. Não existe melhor na minha opinião!
    E hoje retornando ao Rio estou aprendendo o que é "savoir-survivre no paraiso".

    ResponderExcluir
  11. Caro Flávio,

    Eu sou carioca, profissional de turismo.
    Eu morei em Sampa por 2 anos e hoje eu não consigo fazer comparações entre as qualidades de vida que cada uma cidade nos oferece. São cidade distintas. Cada uma com sua vocação; O Rio é uma ciadade com vocação turistica, uma das mais belas do mundo. E se eu fosse comparar ? Talvez comparasse com Salvador, Recife, Bogotá? Você é um privilegiado morando na bela Ipanema. Um estrangeiro diria o mesmo.
    São Paulo é uma cidade cosmopolita, uma super megalópolis complicada e com vocação capitalista. Eu acredito que os cariocas que você encontrou em Sampa ficaram encantados com a qualidade dos serviços, a qualidade de atendimento e o "comprometimento". O trabalho lá é levado muito a sério. E Sampa eu só consigo comparar com NY, Londres, Tokio? Os paulistanos podem não saber o que é savoir-vivre, mas com certeza sabem o que é savoir-faire. E hoje quando penso em diversão, cultura? penso em Sampa. Não existe melhor na minha opinião!

    ResponderExcluir
  12. Caro Flávio,

    Eu sou carioca, profissional de turismo.
    Eu morei em Sampa por 2 anos e hoje eu não consigo fazer comparações entre as qualidades de vida que cada uma cidade nos oferece. São cidades distintas. Cada uma com sua vocação; O Rio é uma ciadade com vocação turistica, uma das mais belas do mundo. E se eu fosse comparar ? Talvez comparasse com Salvador, Recife, Bogotá? Você é um privilegiado morando na bela Ipanema. Um estrangeiro diria o mesmo.
    São Paulo é uma cidade cosmopolita, uma super megalópolis complicada e com vocação capitalista. Eu acredito que os cariocas que você encontrou em Sampa ficaram encantados com a qualidade dos serviços, a qualidade de atendimento e o "comprometimento". O trabalho lá é levado muito a sério. E Sampa eu só consigo comparar com NY, Londres, Tokio? Os paulistanos podem não saber o que é savoir-vivre, mas com certeza sabem o que é savoir-faire. E hoje quando penso em diversão, cultura? penso em Sampa. Não existe melhor na minha opinião!
    E hoje retornando ao Rio estou aprendendo o que é "savoir-survivre no paraiso".

    ResponderExcluir
  13. Flávio, post de mais de 02 anos, mas comento agora:
    Primeiro mais um registro de aplausos: em uma praia muito conhecida a uns 350km de Fortaleza-Ce, chamada Jericoacoara, há uma duna enorme, onde em determinadas épocas do ano o Sol se põe no mar. Lá é costume aplaudir o por-do-Sol também.
    Vivi muito tempo em Fortaleza e adorava, moro há dois anos em Brasília e até gosto, estou de mudança para o Rio agora em 2011, vou com Fé em Deus que acharei um bom lugar para VIVER também! Até, quem sabe, conseguir voltar pra minha terrinha natal... um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Flávio, obrigado pela visita.
    Em retribuição descobri mais uma fonte de vários temas muito interessantes.
    Adoro o Rio que para mim, dentro dos que conheço, é o melhor.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Gostei do seu texto mas nao entendi o desprezo pela Princesinha do Mar

    ResponderExcluir
  16. Sou Paulista e mais moro do que vivo em São Paulo pois aqui precisa-se de bastante dinheiro para viver a cidade. Gostaria de viver no Rio, viver esse estilo de vida e que em muitas coisa que você mencionou, não é preciso gastar muito pra aproveitar oque o Rio oferece de bom.
    Amo São Paulo, é uma cidade espetacular em questão de variedade de opções pra tudo, mas também uma cidade muito estressante, gigantes e com muita gente.

    ResponderExcluir
  17. Gostei do post.Pois está bem sensato,diferente de alguns que já li quando o assunto é sobre cidades.
    Os comentários,até agora,também estão sensatos;Pois,muitas vezes, em outros posts ou foruns sobre cidades,pasmem,são acompanhados de inumeros comentários com conteúdos bairristas, chauvinistas e até prenceituosos.
    Parabens.

    ResponderExcluir
  18. Respostas
    1. Muito bacana a sua consideração pelo comentário!
      Aproveitando, só quero corrigir um erro de digitação no comentário. A palavra certa é preconceituosos, e não prenceituosos como foi erroneamente digitada.
      Abraços.

      Excluir
    2. Ok! Correção publicada!!! Não se preocupe pois eu mesmo cometo erros de português de vez em quando... acontece... as vezes digito rápido demais e passa um errinho! Faz parte ;-)

      Excluir
  19. Quero mudar para o Rio, mas tenho medo, recesseio ou sei lá, por isso relatos como esse me dá coragem para decidir o que fazer.
    Grata

    ResponderExcluir
  20. O Rio melhorou muito nos últimos anos. Depois de décadas de abandono, finalmente temos investimentos e vontade política.

    ResponderExcluir