quarta-feira, 16 de abril de 2008

Morar ou Viver no Rio? Parte 2

Por essa eu não esperava... acabou que o tema gerou polêmica, mais do que eu esperava para um assunto tão batido e desgastado. Mas isso faz parte... Realmente o Rio de Janeiro é uma cidade que desperta emoções fortes e a situação em que a cidade e o estado se encontram é bastante complicada... crítica mesmo...

Me recordo claramente das amplas discussões das eleições para governador de 1982, quando eu ainda tinha alguma ilusão com política. O Brizola ganhou... e depois disso só tivemos uma relação de governadores polêmicos e pouco competentes... que levaram nosso estado para o buraco... o que dizer de Marcello Alencar, de Anthony Garotinho!!!, de Benedita da Silva e de Rosinha Garotinho!!!...? Difícil, muito difícil... e a situação só piorou... E o que dizer do nosso alcaide??? De 1993 até hoje, com exceção de 4 anos com o Luiz Paulo Conde, só deu Cesar Maia!!! E antes dele foi o Marcello Alencar... Fala sério!!!

Concordo com o Marcelo, que diz que precisamos nos engajar em iniciativas de entidades representativas e em nossas comunidades. Isso é importante e faz diferença, mas quem faz??? Quem participa de iniciativas que possam trazer ao estado a glória de quem um dia já sediou a Capital Federal??? Eu não faço... e devia fazer... Só reclamar dos políticos é fácil e não resolve nada...

Talvez esse seja um caminho. Faz poucos dias saiu uma pesquisa sobre qualidade de vida mundial que coloca Nova Iorque como referência (100 pontos)... e ela tem caído em absolutamente TODAS as cidades do Brasil, incluindo Rio e São Paulo... isso é péssimo e não pode passar em branco. Afinal, somos ou não "esclarecidos"? Podemos ou não fazer a diferença?

Acho que mais do que poder fazer a diferença, exatamente por sermos "esclarecidos" temos a obrigação de fazer a diferença. Não podemos simplesmente ficar na posição de conforto de achar que os outros é que tem que fazer as coisas... temos a obrigação de fazer a nossa parte. E não estou falando do assistencialismo do governo, não estou falando de um assistencialismo que só tem como objetivo manter a situação como está, garantindo votos para eleições futuras.

A violência aumenta a olhos vistos em todas as cidades... Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, São Paulo, Vitória, basta olhar em volta... e o pior é que essa mudança está refletindo no comportamento de todas as classes... não está limitada às classes mais baixas. Os reflexos estão por toda parte, alcançando a classe média e até a classe mais abastada.

No fundo, no fundo, para se Viver em uma cidade como o Rio ou qualquer outra, é preciso ter uma cidade de verdade, que nos dê segurança, saúde, saneamento, etc... ser bonita é importante sim, e faz diferença, mas precisamos de muito mais.

Viver no Rio de Janeiro é um privilégio. É uma cidade maravilhosa em todos os sentidos, mas tem muito para melhorar.

Convido todos a contribuir para que efetivamente, cada vez mais, possamos Viver no Rio e não somente morar. Quando todos puderem afirmar isso, aí sim teremos uma comunidade, uma cidade. E, para isso, acredito muito no engajamento de cada um, cada um fazendo e contribuindo onde pode.

Um comentário:

  1. Flávio,
    Concordo com você quando diz que não fazemos (e eu também não faço) nada para melhorar efetivamente a situação do Rio. Mas, existem algumas pessoas fazendo, exemplo:
    * Marcelo Carvalho (Presidente da Ancar) montou uma ONG para profissionalizar crianças de comunidades carentes;
    * Gustavo Cintra (Político Agora) montou o projeto MEL (Merenda Educação e Lazer) que dá o 2o. turno com formação em esportes e alimentação p/ afastar as crianças do tráfico;
    * Luciano Hulk (Paulista e morador do Rio) - Montou uma ONG para qualificar as crianças.
    * E muitos outros...

    E nós só queremos reclamar. Vamos fazer cada um a sua parte, sair da zona de comodismo nossa de cada dia. Quando isso ocorrer, o trabalho será muito mais fácil e o resultado aparecerá bem mais rápido.

    Enquanto isso nós os cariocas "exilados", vamos frequentando as nossas pontes aéreas de cada dia, quer sejam Rio-SP, Rio-DF, Rio-USA, Rio-XYZ...
    E até quando ?

    ResponderExcluir