segunda-feira, 28 de abril de 2008

IBM e Microsoft - Primeiros passos em SaaS

Já não dá pra chamar Software as a Service (SaaS) de "novidade" uma vez que encontramos ofertas para o fornececimento de software neste modelo desde o final da década de noventa. No entanto, o crescimento deste tipo de oferta tem sido forte nos últimos anos, acompanhando o fortalecimento cada vez maior da Internet como uma plataforma que pode ser usada pelo mundo corporativo.

Até bem recentemente, no entanto, poucas empresas estavam se aventurando por estes mares... Salesforce.com, Intacct Inc e Google, estão entre elas. Agora, o modelo está ganhando adesões de peso, com o lançamento de novas ofertas pela IBM e pela Microsoft, duas empresas líderes da indústria de software "tradicional".

A IBM lançou o Lotus Sametime Unyte, que permite a qualquer fazer conferências online, pela Internet, sem a necessidade de ter qualquer software instalado (1). A proposta é extremamente interessante e o uso do ambiente é muito, mas muito simples mesmo. Já utilizei o Sametime Unyte por diversas vezes com performance, segurança e muita facilidade de uso.

Ele é resultado da aquisição da empresa WebDialogs, feita pela IBM, em agosto do ano passado. A empresa havia sido fundada em 1998 e tinha como foco exatamente o fornecimento de software como serviço.

A Microsoft, por sua vez, está lançando o Microsoft Dynamics CRM Online (2). Trata-se de um agressivo movimento para disputar um mercado que não para de crescer e onde várias empresas já competem. A líder "de fato" deste segmento é a Salesforce.com que uma semana antes do lançamento da MS, reforçou ainda mais sua parceria com a Google e lançou uma oferta integrando sua solução de CRM com o pacote da Google (GMail, Google Docs, Google Talk e Google Calendar), criando o Salesforce for Google Apps. Tem briga grande pela frente...

Um ponto interessante deste "novo mundo" é que a infraestrutura de TI não fica no cliente e sim no fornecedor da solução. Não por acaso, os últimos balanços da Google e da Microsoft apontam grandes investimentos em Global Datacenters. Os grandes datacenters, com redundância de rede de telefonia, de energia elétrica, de servidores e sofisticados sistemas para controle de acesso, provisionamento e backup são elementos centrais no mundo de SaaS. Quem quiser brincar neste segmento vai ter que investir em infra ou associar-se a quem tem.

Além disso, a IBM também tem investido na aquisição de empresas para gerenciamento de storage, outro ponto crítico para qualquer um que pense em armazenar grandes quantidades de informações de seus "novos" clientes. Somente neste ano a IBM já comprou três empresas nesta área, um sinal claro de que a direção está traçada... é hora de execução.

(1) http://www.webdialogs.com/
(2) http://hosted-communications.tmcnet.com/topics/broadband-comm/articles/26015-microsoft-releases-microsoft-dynamics-crm-online.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário