sábado, 9 de fevereiro de 2008

Microsoft e Yahoo! - Por que a Google é contra?

O que leva a Google a se posicionar de forma tão agressiva contra a oferta feita pela Microsoft para compra da Yahoo!? Definitivamente não existe uma resposta simples e única, mas vamos a alguns dos principais pontos...
  1. O mercado de usuários de correio via WebMail

    WebMail é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo virtual com milhões de usuários. E adivinha quem lidera este mercado hoje... a Yahoo! com mais de 256 milhões de visitantes no mês de dezembro de 2007, seguida de perto pela própria Microsoft, com 255 milhões de visitas... a Google vem somente em terceiro lugar, bem distante, com menos de 100 milhões de visitantes (dados da comScore (1)).

    Dá pra sentir a dor da Google ao ver os dois principais líderes deste mercado se unindo e abrindo um espaço muito maior, não? Pois é... e cada usuário da Microsoft e da Yahoo! pode significar muito valor quando se trabalha no mundo da publicidade online.

  2. A concentração do mercado de publicidade online

    A milionária indústria de publicidade online está passando por uma forte concentração nos últimos dois anos. No dia 17 de abril do ano passado a Google fez uma oferta de US$ 3.1 Bilhões pela compra da DoubleClick (2) , uma empresa especializada em publicidade online. O problema? Segundo o Wall Street Journal, a Microsoft estava de olha DoubleClick... A resposta da Microsoft veio em dois campos distintos...

    Por um lado, a Microsoft abriu uma campanha pública e legal contra o negócio. Para se ter uma idéia, a Microsoft chegou a testemunhar no Congresso americano contra a transação. Isso sem falar em inúmeros processos anti-trust liderados pela Microsoft. O negócio só recebeu o aval final da Federal Trade Commission (FTC) no dia 20 de dezembro de 2007, depois de muita luta e, principalmente, muita despesa.

    Ao mesmo tempo, a Microsoft partiu para a compra de outra empresa especializada no mercado de publicidade online e comprou a aQuantive por US$ 6 bilhões em 18 de maio de 2007. O negócio foi concretizado depois de passar pelo crivo dos reguladores de mercado e aprovado em 10 de agosto do ano passado.

    A Yahoo! tem entre seus principais pontos de valor uma ferramenta para anúncios online e este é definitivamente, um dos objetivos da Microsoft ao comprar a empresa. A Yahoo! e a Microsoft ocupam as posições número 1 e 2 respectivamente no mercado de notícias financeiras. Uma união destas duas consolidaria um líder absolutamente inconteste neste segmento, o que seria um grande problema para a Google.

  3. "WebSoftware"

    O espaço que vem sendo conquistado pelo software utilizado diretamente na Web, sem licença de uso, cresce a cada dia. E entre os principais players estão exatamente a Google, a Yahoo! e a Microsoft... mas em papeis distintos. Enquanto as duas primeiras estão muito bem posicionadas neste segmento, a Microsoft ainda mantem seu modelo de negócio baseado fundamentalmente na venda de licenças de software (Windows e Office). A renda proveniente do licenciamento do Office ainda é o principal componente do resultado da Microsoft. E a tendência de mudança neste mercado é muito grande...

    Na semana passada a Google lançou mais uma nova versão da sua suite de produtividade para uso on-line, a Google Apps Team Edition. Sem custo (pelo menos para usuários domésticos por enquanto) e com um custo menor do que o da Microsoft para os usuários corporativos. A Yahoo! também procura navegar por estes mares. Este é mais um dos motivos pelos quais a Microsoft quer a Yahoo! (3)... e mais um motivo pelo qual a Google é contra o negócio.
É claro que existem muitos outros motivos mas, seguramente, estes três são pontos cruciais nesta transação. Além deles, deve-se lembrar, também que, ainda de acordo com a comScore, a Microsoft é a número 1 e a Yahoo! a segunda colocada no também multimilionário business de mensagens instantâneas pela Web.

Não é de se estranhar, portanto, o posicionamento da Google, contra a transação. Durante a última semana executivos da Google entraram em contato com executivos da Yahoo! para oferecer alternativas à oferta da Microsoft. A principal delas, pelo menos até o momento, parece ser a Yahoo! fazer um outsourcing do seu business de propaganda associado com as suas ferramentas de busca com a Google... A tecnologia em uso pela Google tem gerado, nos últimos anos, muito mais renda do que a da Yahoo!, mesmo quando comparado com a sua mais nova versão, chamada "Panamá" (4).

Novos movimentos são esperados para as próximas semanas... Inclusive com a possibilidade de novos players entrarem em cena.

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(1) A comScore é uma empresa de pesquisa de marketing na Internet (www.comscore.com)

(2) A DoubleClick foi criada em 1995, ainda com o nome de Internet Advertising Network (IAN) 1996 (1) como uma empresa especializada em publicidade online. Foi rebatizada em 1996, ao ser adquirida pela Poppe-Tyson (uma divisão da Bozell, Jacobs, Kenyon & Eckhardt Advertising). Foi a primeira de uma série de aquisições sofridas pela empresa. Pode-se dizer que é uma das raras sobreviventes do mundo "pontoCom" ao estouro da bolha da Internet, no ano 2000. Entre seus principais clientes estão a própria Microsoft, a GM, Coca-Cola, Motorola, L'Oreal e muitas outras.

(3) Mais detalhes em "http://www.nytimes.com/2008/02/09/technology/09free.html?hp"

(4) Mais detalhes em "http://www.nytimes.com/2008/02/09/technology/09cnd-yahoo.html?hp"

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